São Paulo, quarta-feira, 2 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diadema é considerada violenta

DA REPORTAGEM LOCAL; DA AGÊNCIA FOLHA NO ABCD

Uma das cidades mais pobres da Grande São Paulo, Diadema ficou famosa no mundo policial a partir dos anos 70: era a única do ABCD que registrava a ação de um esquadrão da morte.
Embora nunca tenha sido comprovado, a própria polícia suspeitava que esse grupo era formado por policiais civis e militares que saíam, à noite, e matavam supostos criminosos.
O fato é que até meados dos anos 80, Diadema e Paranapiacaba eram as cidades preferidas como esconderijo de criminosos.
Os policiais do esquadrão, conhecidos como "justiceiros", percorriam ruas da periferia de Diadema sempre à paisana. A ação dos "justiceiros" deixou de ser ostensiva no final da década de 80.
O prefeito de Diadema, Gilson Menezes (PSB), disse ontem que o trabalho de reurbanização de favelas "melhorou muito" a questão da violência na cidade.
Segundo relatório da Secretaria Estadual da Segurança Pública de São Paulo de setembro de 96, Diadema é a segunda cidade mais violenta do Estado. Os dados se referem ao primeiro semestre de 96.
O município tem 323.221 habitantes, segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do ano passado. A favela Naval tem 500 famílias -cerca de 2.500 pessoas.

Texto Anterior: Vítima tem medo, mas acredita na PM
Próximo Texto: Sambista agredido deixa o Estado de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.