São Paulo, quarta-feira, 2 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Política norteia eliminatórias na Europa

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A política se faz muito presente na rodada de hoje das eliminatórias européias para a Copa do Mundo da França. Há 12 partidas previstas para esta quarta-feira.
Devido aos conflitos na Albânia, a seleção desse país terá de mandar seu jogo contra a Alemanha em Granada, na Espanha. O jogo integra o Grupo 9 das eliminatórias.
Os alemães, grandes favoritos à vaga do Grupo, não vêem como vantagem o fato de enfrentarem o adversário em "campo neutro".
"As condições climáticas em Granada são boas, mas o campo é ruim", disse Erich Rutemõller, que trabalha como "espião" da Federação Alemã de Futebol.
A Alemanha ocupa atualmente a quarta posição em seu grupo, com cinco pontos, mas fez só três jogos. A Albânia tem apenas um ponto no grupo, que também tem hoje Ucrânia x Irlanda do Norte.
Em Chorzow, a Polônia recebe a Itália pelo Grupo 2. Líderes da chave com 12 pontos, os italianos surpreenderam ao fazerem "política de boa vizinhança" na Polônia.
O técnico Cesare Maldini e o presidente da Federação Italiana de Futebol, Luciano Nizzola, visitaram Auschwitz, antigo campo nazista de extermínio na 2ª Guerra Mundial. Também colocaram flores no "Muro da Morte", local onde os alemães mataram mais de 25 mil pessoas, a maioria judeus.
A Polônia, com apenas três pontos no torneio, precisa vencer para seguir sonhando com a Copa-98.
Outros jogos envolvem países recentes, frutos dos desmembramentos políticos por que passaram algumas nações européias.
Em Split, a Croácia recebe a Eslovênia. Em Sarajevo, cidade quase dizimada em guerra civil, a seleção da Bósnia-Herzegóvina enfrenta a Grécia. Ambos os jogos integram o Grupo 1 das eliminatórias.
Pelo Grupo 3, o Azerbaijão pega a Finlândia, em Baku. Em Praga, valendo pelo Grupo 6, a República Tcheca encara a Iugoslávia, seleção que se enfraqueceu bastante após a dissolução recente do país.
No Grupo 8, a Lituânia joga contra a Romênia, em Vilna. Também pela chave, a Macedônia enfrenta, em Skopje, a Irlanda.

Com agências internacionais

NA TV - Polônia x Itália; na ESPN, ao vivo, às 15h30

Texto Anterior: Correio 1; Correio 2
Próximo Texto: América do Sul tem confronto de líderes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.