São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Major tem poucos aliados na imprensa

Maior diário britânico apóia trabalhista

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

A convicção, baseada nas pesquisas eleitorais, de que os trabalhistas vão vencer as eleições de 1º de maio está deixando o premiê do Reino Unido, John Major, praticamente sem aliados na imprensa.
O maior golpe veio no último dia 18, quando o tablóide sensacionalista "The Sun", o maior diário do país, anunciou seu apoio a Tony Blair, candidato trabalhista.
Segundo a imprensa britânica, Major chegou a se reunir pessoalmente com o dono do jornal, o empresário Rupert Murdoch, para pedir-lhe que não apoiasse Blair.
Murdoch vive na Austrália e estava em vista ao Reino Unido. O apoio do "The Sun" foi considerado um dos fatores que levaram Major a vencer as eleições de 1992, consolidando sua liderança no Partido Conservador.
"Murdoch não mora no país. É por isso que provavelmente não entende a situação. Quando vencermos, ele vai ficar em uma posição ruim", disse uma fonte do gabinete conservador.
O diário "The Times", também de Murdoch, tem mantido uma postura cautelosa em seus editoriais. O único grande jornal que prossegue ao lado do premiê é o "The Daily Telegraph".
O diário divulgou recentemente trechos de relatório de uma comissão que investiga denúncia de que deputados do Partido Conservador receberam dinheiro do empresário Mohamed al Faied, em troca de informações privilegiadas.
Os trechos publicados confirmam as denúncias. Depois disso, o assunto acabou monopolizando o noticiário político e desgastando ainda mais a imagem de Major junto ao eleitorado.
(PHB)

Texto Anterior: Protegido de Menem lidera lista na capital
Próximo Texto: Falsa bomba cancela páreo no Reino Unido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.