São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Finque suas raízes

MARCELO LIMA

Aproveite o outono para podar e cuidar das plantas em casa
O outono é a época ideal para se iniciar o cultivo de novas plantas em casa. Segundo os paisagistas, a estação é também recomendada para se fazer as podas, que devem ser realizadas duas vezes por ano, agora e no início do verão.
Isso ocorre porque, durante o inverno, a maioria das plantas passa por uma fase de dormência, caracterizada por redução do metabolismo e do crescimento. Assim, plantar agora possibilita uma maior fase de adaptação da planta ao meio e um maior vigor na primavera, época de florescimento.
Mas, além de habilidade na composição dos arranjos, a beleza de suas plantas durante a primavera vai depender de cuidados especiais, que começam com a escolha das variedades mais adequadas a cada ambiente da casa. Tanto nos ambientes internos quanto nos externos, a iluminação é o fator que mais influencia no crescimento das plantas e deve, portanto, ser levado em conta na hora da escolha. Além disso, seu jardim ou vaso deve estar bem ventilado, mas não sujeito diretamente a correntes de ar.
Na hora de plantar, o primeiro passo é preparar a terra com adubação adequada. O mercado oferece vários tipos de adubos, com todos os nutrientes necessários às plantas. Segundo os especialistas, os mais indicados são os compostos orgânicos, porque desgastam menos os solos.
Para montar um vaso ou um canteiro, comece pela preparação da camada de drenagem. Argila expandida depositada no fundo garante bom escoamento de água. Depois, é só completar com a terra adubada e iniciar o plantio.
Mesmo depois de crescidas, as plantas exigem observação constante. A paisagista Elza Niero recomenda limpeza semanal para retirar folhas secas e eliminar pragas e insetos. Para regá-las, ela considera preferível uma pequena quantidade de água diária a muita água uma vez por semana.
As podas devem ser executadas com critério para não comprometer partes vitais, como os brotos. Segundo Elza, apenas os galhos e as folhas mais externas devem ser cortados nas podas anuais.
Podas corretivas, feitas para direcionar o crescimento e dar formato às plantas, devem ser executadas aos poucos, para se verificar a reação das plantas ao corte. Como o tipo de poda mais adequada varia de acordo com cada espécie, no caso de dúvidas, é recomendável recorrer a um jardineiro.

Texto Anterior: Suor debaixo d'água
Próximo Texto: Dentro, prefira folhagens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.