São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997 |
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Fabricantes de PETs também lucram Empresa quer engarrafar óleo e água mineral FREE-LANCE PARA A FOLHA As PETs, é claro, também impulsionam o mercado de embalagens. A Henipack, fabricante de rótulos e garrafas, é um exemplo da ascensão do segmento."A criação das PETs quase duplicou a produção da nossa empresa", diz Flaudemir dos Santos, diretor comercial. A Henipack fabrica PETs desde 1994, quando produzia cerca de três milhões de garrafas plásticas por mês. Atualmente, a produção é de mais de quatro milhões de unidades. "O produto é tão bom que sempre vendemos toda a produção", afirma Santos. Outra empresa que comercializa as embalagens de dois litros descartáveis é a Camplas, que já fabricava baldes e rótulos e entrou há um mês e meio no ramo de garrafas. Outro atrativo do segmento de embalagens plásticas é o preço do produto, considerado baixo se comparado às tradicionais garrafas de vidro, que precisam ser lavadas e exigem custo com frete para o retorno à fábrica. A Henipack vende mil unidades de PETs por R$ 180 (ou R$ 0,18 a unidade) e a Camplas, por R$ 200. As duas empresas, porém, admitem negociar os preços de acordo com cliente. Segundo Santos, da Henipack, 100% das vendas da empresa são para fábricas de refrigerantes. Desse total, 80% das PETs têm destino em empresas de refrigerantes "alternativos" e 20%, em empresas grandes. O negócio parece ser tão bom que a Henipack já começa a negociar embalagens plásticas para outros tipos de fábricas. "Queremos entrar no setor de óleos e água mineral", diz Santos. Na tentativa de conquistar clientes, as empresas produzem e fornecem gratuitamente os rótulos dos produtos. Texto Anterior: Cresce o mercado para refrigerantes Próximo Texto: Saiba como abrir empresa Índice |
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