São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
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Redes de franquia exploram a Internet

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Cresce o número de empresas participantes da Internet, a rede mundial de computadores. As que atuam em franchising fornecem dados de suas atividades e fazem contatos virtuais com eventuais franqueados.
A cada semana, pode-se notar, por meio dos programas de busca, uma ou mais redes colocando seus sites à disposição dos internautas (pessoas que frequentemente acessam a rede).
Não há dados disponíveis de quantas redes de franquia estão na Internet. O interessado em conhecer as páginas pode procurar pelo endereço da empresa (uma espécie de código) ou fazer uma pesquisa pelos programas de busca.
Procurando pela palavra "franchising", no sistema de busca Cadê, o internauta irá encontrar 21 ocorrências. Usando a palavra "franquia", 49.
A Fastframe, por exemplo, que vende e presta serviços de molduras para quadros, colocou sua página na Internet logo depois de sua inauguração no Brasil, em abril do ano passado.
Rodrigo Viegas, 24, master-franqueado, conta que recebe de quatro a cinco consultas por dia. "Desse total, de 30% a 40% são pessoas das regiões Norte e Nordeste do país."
Ele afirma que, em média, metade das consultas são de interessados em abrir uma unidade da rede.
Viegas adianta que a página de sua empresa está "em reforma" e irá apresentar, ainda neste mês, uma série de informações sobre a Fastframe, além de links (ligações) com a home page da matriz nos Estados Unidos com diversos museus.
A rede de fast food Mister Pizza também é participante da Internet. Estreou seu site na rede em maio do ano passado.
Eliane Bernardino, vice-presidente, afirma que já recebeu mais de 3.000 visitas virtuais.
"Nosso objetivo é mostrar a cara da empresa. Já conhecemos candidatos a franqueados pela Internet, mas não tenho um acompanhamento sobre números", diz Eliane.
Ela afirma, no entanto, que a rede facilita a triagem de interessados na Mister Pizza. "Só faz contato realmente quem está disposto a investir."
Eliane elogia a mídia eletrônica, mas diz que jamais concederia uma franquia pela Internet. "Ela não substitui o contato pessoal."
Viegas, da Fastframe, não chegou a conceder o direito de uso de sua marca pela rede, mas conta que uma das pessoas que fizeram contato pela Internet está negociando a abertura de uma loja em Belo Horizonte, Minas Gerais.
A Fastsigns, rede de lojas de sinalização gráfica, também está na Internet. Renato Lapa Claro, 30, master-franqueado, diz que sua home page está vinculada à da matriz, nos Estados Unidos. "Só a parte que se refere à franquia está traduzida para o português."
O empresário conta que os franqueados de Vitória, no Espírito Santo, e do Rio de Janeiro (RJ) conheceram a Fastsigns pela rede de computadores.
"O fato de o candidato chegar pela Internet mostra uma qualificação, já que nossa empresa exige conhecimentos de tecnologia e comunicação."

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