São Paulo, segunda-feira, 7 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC retira cisto da pálpebra em SP

Médico atesta "boa visão" para 98

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Fernando Henrique Cardoso "continua a ter uma boa visão para o próximo mandato". É a conclusão do médico oftalmologista Rubens Belfort Jr. após remover ontem um cisto da pálpebra superior esquerda de FHC.
O presidente passou a manhã de domingo no Hospital São Paulo, da Escola Paulista de Medicina, onde realizou seus exames de saúde anuais.
Aproveitou para retirar o abcesso superficial, que apesar de pequeno (3mm), atrapalhava suas leituras.
O cisto é resultado de uma inflamação da pele por acúmulo de secreção. Segundo Belfort Jr., a remoção durou cerca de um minuto e exigirá que FHC use colírios por alguns dias.
O resultado final do check-up deverá ser conhecido amanhã, quando estarão prontos os exames bioquímicos, sorológicos e hemograma (exame de sangue).
Mas o médico particular de FHC, o clínico geral Arthur Beltrame Ribeiro, que coordenou a realização dos exames, afirmou que, ao que tudo indica, a saúde do presidente continua perfeita.
O check-up durou três horas (das 9h30 às 12h30) e FHC foi submetido a exames de urina, radiológicos, ecocardiográficos, ultrassonográficos e teste ergométrico (esforço para medir capacidade cardíaca).
Cerca de 15 manifestantes aproveitaram a presença do presidente no hospital para protestar contra a reforma administrativa proposta pelo governo federal e defender o ensino público e a saúde pública gratuitos.
FHC respondeu à manifestação com acenos e sorrisos e afirmou: "Não há problema nenhum (de saúde) e isso é muito bom porque posso trabalhar com mais afinco e mais energia para levarmos adiante as transformações que o Brasil necessita".
Malan
O ministro da Fazenda, Pedro Malan, também se submeteu a exames de rotina, ontem, no mesmo hospital.
Segundo o médico Medina Pestana, Malan queixava-se de uma dor muscular e resolveu fazer logo um check-up.
A análise inicial indica estar tudo em ordem, mas o resultado final da avaliação de Malan estará pronto na quinta-feira.
Jantar
FHC jantou na noite de sábado na casa do amigo e filósofo José Arthur Giannotti. A primeira-dama Ruth Cardoso também estava presente, assim como outros amigos do casal, como o ex-governador de São Paulo Paulo Egydio Martins, o médico Adolfo Leirner e o economista Paul Singer.

Texto Anterior: Requião defende fiscalização eletrônica
Próximo Texto: A saúde de FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.