São Paulo, segunda-feira, 7 de abril de 1997
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Mercado publicitário tende à segmentação, afirma executivo

Diretor da Merit diz que é tendência da globalização

DA REPORTAGEM LOCAL

A segmentação do mercado publicitário é a nova tendência das mudanças que a globalização da economia está fazendo no mundo.
É o que garantiu André Luís Gonçalves, diretor-superintendente da Merit Comunicações, de São Paulo, durante o seminário "Agências de Publicidade e Segmentos de Mercado", em 2 de abril, no auditório da Folha.
Portanto, Gonçalves alerta que, se a globalização está, por um lado, abrindo espaço para expansão de novos negócios, fecha por outros.
Explica que agências em Miami estão vendendo a idéia para multinacionais de que basta fazer um comercial para toda a América Latina. "Temos a vantagem de conhecer o mercado local, o que traz maiores resultados", defende-se.
O publicitário afirmou que o McDonald's tem uma estratégia que valoriza mercados regionais. "Eles se adaptam. Seus comerciais já 'pegaram' o gingado brasileiro."
Quando criou a Merit, há 18 anos, o primeiro grande cliente de Gonçalves foi uma imobiliária. A agência acabou conquistando esse mercado; já fez mais de mil lançamentos imobiliários.
A especialização nesse ramo abriu espaço para ganhar outros clientes em segmentos afins: construção, decoração etc.
A segmentação também aconteceu com cartão de crédito. A Merit atendeu à Credicard durante dez anos. Hoje também passou a dominar o setor.
"Já atendemos mais da metade dos cartões que está no mercado e, nesse ramo, somos a agência mais premiada," gaba-se. Gonçalves diz que sua equipe acompanha o que acontece no segmento de cartões em todo o mundo.

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