São Paulo, segunda-feira, 7 de abril de 1997
Próximo Texto | Índice

Agência virtual socorre publicitários

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um novo tipo de empresa está surgindo no mercado de design e publicidade: o escritório de finalização gráfica.
A idéia é prestar um serviço que hoje só existe nas áreas de vídeo e computação gráfica: dar suporte e executar trabalhos para agências de publicidade, quando estas não possuem capacidade tecnológica ou profissional para isso.
A Casa do Vaticano, empresa ligada ao grupo Burti, é uma das primeiras empresas no Brasil dedicada à finalização gráfica.
"Nosso trabalho é explorar novas linguagens e desenvolver as potencialidades do uso do computador na área gráfica, para produzir trabalhos de alta complexidade para as agências", diz Cesar Arashiro, coordenador da unidade multimídia da Casa do Vaticano.
Inaugurada em março de 96, a Casa do Vaticano se tornou um verdadeiro descascador de pepinos do mercado publicitário. "Por mais estapafúrdia que seja a idéia da equipe de criação, nós temos que fazer a coisa sair impressa", diz Arashiro.
Alienígena
Para isso, a Casa do Vaticano conta com nove estações Indy, da Silicon Graphics, e 15 Power Macintosh, da Apple.
"Mesmo com mais de dez anos de utilização, o computador ainda é uma espécie de alienígena dentro das agências, principalmente entre os publicitários tradicionais da área de criação", diz Arashiro.
Segundo ele, várias agências têm tido dificuldade de dimensionar os equipamentos para determinadas tarefas de produção gráfica.
Algumas tarefas gráficas exigem equipamentos com vários processadores, 400 Mbytes de memória RAM e discos de 4 Gbytes. Outras podem ser executadas em modelos simples de mesa.
"Com uma empresa especializada na finalização gráfica, esse problema desaparece", diz Arashiro.
Agência virtual
Agências como DM9, Almap e F. Nascar, de acordo com Arashiro, estão finalizando seu material na Casa do Vaticano, "o que permite a redução de seus equipamentos de grande porte".
Além de prestar serviços de finalização gráfica, a Casa do Vaticano possui também salas que podem ser alugadas por agências ou designers gráficos para a execução de um projeto.
Cesar Arashiro afirma que essa espécie de "agência virtual" tem sido bastante procurada pelas agências, principalmente em momentos de pico de produção ou na elaboração de campanhas que exigem sigilo absoluto, como campanhas políticas.
Desde o começo do ano, a Casa do Vaticano vem ampliando suas operações. Além de suporte para a área gráfica, vem trabalhando em multimídia e Internet.
A empresa coloca à disposição de seus clientes um banco de imagens, que pode ser acessado pelo Transburti. Esse sistema de comunicação de dados em alta velocidade foi implantado pela Burti nas principais agências de publicidade de São Paulo. Em breve, esse banco de dados estará disponível também pela Internet, dentro do site da Casa do Vaticano.

Onde saber mais - Casa do Vaticano, tel. (011) 3061-5786

Próximo Texto: Extra vende Performa em três de R$ 630; União Digital faz promoção com hubs; U-Net dá acesso para usuários de Samsung; Scanners Logitech têm novas versões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.