São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mello vai presidir Supremo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Celso de Mello defendeu ontem a independência dos juízes e a harmonia entre os Poderes da República ao ser eleito presidente do Supremo Tribunal Federal, cargo que assumirá em maio.
"Nunca é demasiado relembrar que, sem juízes independentes, não há sociedades livres. Os Poderes da República são independentes, mas devem manter convívio harmonioso em suas relações institucionais."
Mello fez essa afirmação dois dias após o presidente Fernando Henrique Cardoso condenar "falsos pruridos autonomistas" em discurso em que cobrou do Judiciário participação no processo de reforma de sua estrutura.
"É na independência integral dos juízes que reside, de maneira particularmente significativa, o próprio fundamento de preservação dos direitos fundamentais das pessoas e da conservação integral das franquias democráticas do cidadão", disse. Afirmou também ser necessária a reforma do Judiciário, que tramita no Congresso.

Texto Anterior: VEJA COMO VOTARAM OS DEPUTADOS
Próximo Texto: FHC elogia declarações de Pertence
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.