São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campinas treina batalhão para combate ao mosquito da dengue

Exército também vai realizar mutirões em Ribeirão Preto

DA FOLHA CAMPINAS; DA FOLHA RIBEIRÃO

A médica sanitarista Nair Guimarães, da Prefeitura de Sumaré (130 km a noroeste de SP), realiza hoje, às 15h30, um treinamento com 60 homens do 2º Batalhão de Logística de Campinas para que eles combatam criadouros do mosquito da dengue na região central de Sumaré no sábado.
Segundo o diretor-superintendente da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Campinas, Valmir de Andrade, Sumaré tem a maior epidemia da doença da região de Campinas.
Desde o começo do ano foram confirmados 56 casos, sendo 53 adquiridos na própria cidade. Em segundo, vem Santa Bárbara com 12 casos (oito adquiridos na cidade) e Campinas, com dez casos (oito infectados em outras regiões).
Ribeirão Preto
O Exército também vai ser mobilizado para realizar arrastões em Ribeirão Preto a partir da próxima segunda-feira.
Segundo a chefe da Divisão de Controle de Vetores da Secretaria Municipal da Saúde, Eugênia Silveira Rodrigues, a iniciativa partiu do Exército.
"Serão mobilizados 80 atiradores do Tiro de Guerra de Ribeirão, que vão participar de arrastões na cidade", afirmou.
Os arrastões vão ocorrer nos bairros dos Campos Elíseos, Jardim Zara, Vila Tibério e Jardim Salgado Filho.
Segundo a chefe da divisão, além dos 80 atiradores, serão mobilizados mais 80 funcionários da Sucen e prefeitura. "Até agora, temos confirmados 11 caminhões para ajudar na operação", afirmou.
Para a chefe da divisão, o crescimento da doença a partir de 95 tem duas explicações. "Um é o descuido da própria população. As pessoas deixaram de tomar cuidado com água parada em seus quintais durante algum tempo", disse.
O outro fator, segundo ela, seria o aumento do uso de embalagens descartáveis. "Desde 1993, vem crescendo muito o uso de garrafas de plástico para refrigerantes, latas e outros descartáveis. Essas embalagens também acumulam água."
Ontem à tarde, a Sucen confirmou mais três casos de dengue na região de Ribeirão. Também foi registrado o primeiro caso do ano em Orlândia, segundo a Sucen.

Texto Anterior: Câmara cria o dia de vacinação de idosos
Próximo Texto: OAB pede que TJ não casse liminar contra privatização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.