São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rédea curta; Em fase de teste; Nova regra; Ritmo estatal; Sem cópias; Invasão mamífera; Combate judicial; Virando a página; Teste de fé; Linha nova; Generosidade suíça; Levando a conta; No pior; Mundo do trabalho; Batendo taças

Rédea curta
O governo está fazendo de tudo (até criando novos obstáculos burocráticos) para segurar as importações pela unha. Essa é a impressão corrente entre empresários do comércio e da indústria.

Em fase de teste
Dois grandes lotes de importação do setor têxtil, com financiamento superior a 360 dias, foram barrados pelo BC. Grandes empresas estão testando lotes pequenos para ver a reação do BC.

Nova regra
Portaria baixada na semana passada aumentou a lista de produtos que precisam de LI (Licença de Importação, que é uma autorização prévia para importar): todos que gozem de alíquota zero ou tenham algum benefício fiscal.

Ritmo estatal
"Além de a lista ter aumentando (ela ainda não foi publicada), as LIs estão sendo emitidas com muita lentidão", diz Haroldo Piccina, presidente do sindicato dos comissários de despachos.

Sem cópias
Segundo Piccina, o Cecex (Conselho de Comércio Exterior) está exigindo documentos originais (como fatura etc.) para a emissão da licença.

Invasão mamífera
Depois da propaganda, os "mamíferos" vão agora virar sapato, camiseta, brinquedo etc. A Exim está licenciando a marca e já fechou contrato com a fábrica de calçados Finobel, de Birigui (SP).

Combate judicial
Já existem 40 ações na Justiça contra a privatização da Vale do Rio Doce. "Entramos na fase da guerra de guerrilha", diz Elena Landau, ex-diretora do BNDES, atualmente na Stearns. Ela confia na eficiência das tropas do BNDES.

Virando a página
Morando em São Paulo, a carioca Elena Landau diz não ter saudades de duas coisas do Rio: o projeto de César Maia e a Telerj.

Teste de fé
Segundo o Inmetro, não passa de uma crença a superioridade do produto importado sobre o nacional. Testes em 96 e 97 mostram aprovação de 38% dos brasileiros, contra 23% dos importados.

Linha nova
A Metalpack acaba de receber da Suíça sua quarta linha de produção de bisnagas de multicamadas de plástico, para creme dental e remédios. Passa a ser líder na fabricação para terceiros na AL.

Generosidade suíça
Segundo Silvio Hofstetter, da Metalpack, foi investido US$ 1,5 milhão. "A Suíça oferece 4% ao ano e prazo de até cinco anos."

Levando a conta
A W/Brasil ganhou a conta da área de consumo (pagers e telefones celulares) da NEC do Brasil.

No pior
Reflexo no mercado da idéia de que o governo não escapa de frear a economia: já são minoria os que apostam na queda dos juros.

Mundo do trabalho
Sérgio Amad, da FGV, lança o livro "A Prática das Novas Relações Trabalhistas", da Editora Atlas.

Batendo taças
No dia 10 desembarca em São Paulo Olivier Dusautoir, diretor da vinícola Pommery. Fecha contrato com a Aurora, agora importadora exclusiva do champanhe Pommery Brut Royal.

E-mail: painelsa@uol.com.br

Texto Anterior: Na Mercedes, há satisfação
Próximo Texto: Segredos e mentiras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.