São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monossilábico, Costa nega

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O coronel Carlos Alberto da Costa, subcomandante-geral da Polícia Militar no Estado de São Paulo, negou, quase que monossilabicamente, que tivesse conhecimento, no dia 27 do mês passado, da existência da fita de vídeo com as cenas de tortura, extorsão e um assassinato cometidos por PMs na favela Naval, em Diadema (no ABCD).
Apesar da negativa, na última sexta-feira, quando o alto comando da Polícia Militar se reuniu para definir mudanças emergenciais, Costa cometeu um deslize -durante a entrevista coletiva concedida pelo coronel Claudionor Lisboa, comandante da Polícia Militar- que deixou a entender que ele sabia sobre a fita de vídeo.
Durante a entrevista, a Folha perguntou a Lisboa o que ele teria a dizer a respeito das informações de que os coronéis Coji Yanaguita, Costa e Élio Proni sabiam da existência da fita.
Se antecipando à resposta de Lisboa, Costa saiu apressadamente de trás da fileira de coronéis.
"O Proni estava em Cancún, de férias", disse, em tom alto, sem se defender. Leia a seguir, a entrevista que Costa concedeu ontem à tarde à Folha pelo telefone.
(CA)
*
Folha - Coronel, o que o senhor tem a dizer a respeito das declarações que o coronel Coji Yanaguita deu ontem (anteontem) à noite à CPI do Crime Organizado (Yanaguita afirmou que avisou Costa sobre a existência da fita quatro dias antes de ela ser divulgada pela TV)?
Coronel Carlos Alberto da Costa - Nada.
Folha - O senhor tomou conhecimento das declarações dele?
Costa - Não. Não sei o que ele disse.
Folha - O senhor sabia da existência da fita no dia 27, e inclusive que o vídeo já estava em poder de uma emissora de televisão?
Costa - Não sabia da fita.
O que o senhor tem a dizer a respeito desse assunto?
Costa - Fui convocado para depor na CPI na próxima terça-feira, onde falarei o que sei.
Folha - Coronel, o senhor realmente não sabe o teor do depoimento do coronel Yanaguita?
Costa - Não. Não sei o que ele declarou.
Folha - O senhor quer que eu leia a reportagem sobre o depoimento do coronel Yanaguita?
Costa - Não. Só quero saber por meio de um documento oficial.

Texto Anterior: Coronel será mantido até depor na CPI
Próximo Texto: CPI de Diadema reconvoca coronel Yanaguita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.