São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário depõe sobre morte de bebês

DA FOLHA CAMPINAS; DA FOLHA VALE

A Câmara de Campinas convocou o secretário municipal da Saúde, Odair Albano, para depor hoje sobre as mortes de nove bebês e um adulto depois de receber alimentação parenteral em hospitais da cidade.
A CEI (Comissão Especial de Investigação) da Câmara, presidida pelo vereador Dário Saadi (PSDB), vai ouvir também a diretora da DIR 12 (Direção Regional da Saúde), Márcia Amaral, e o presidente da comissão técnica que investiga as mortes, Igor Del Guercio.
Segundo Saadi, a intenção é colher informações sobre as investigações já realizadas pela comissão técnica, representada pelos principais órgãos de saúde do Estado, para subsidiar a elaboração de uma legislação municipal que regulamentaria o fornecimento de alimentação parenteral.
A comissão suspeita que as mortes ocorreram em virtude da contaminação do soro NPP (Nutrição Parenteral Prolongada), alimento fornecido aos bebês.
O Instituto Adolfo Lutz de Campinas já divulgou laudo confirmando a existência da bactéria Enterobacter cloacae em amostras do soro. A bactéria teria sido a responsável pela septicemia (infecção generalizada) nos bebês e no adulto mortos. Um laudo elaborado pelo IML de Campinas deve ser divulgado hoje.
São José dos Campos
As comissões que investigam os casos em que houve suspeita de morte relacionada ao uso do soro NPP aprovaram as condições de armazenamento e utilização do produto no Hospital Municipal de São José dos Campos e na Santa Casa de Pindamonhangaba.
No hospital de São José houve seis mortes suspeitas de terem sido causadas pelo NPP. Dois recém-nascidos também morreram na Santa Casa de Pindamonhangaba após receberem tratamento com o soro.
A entrega dos relatórios foi adiada pelas comissões de investigação de São José e Pindamonhangaba
Segundo a Prefeitura de São José, a comissão espera o resultado de alguns exames para completar o relatório.

Texto Anterior: Grupo usa extintor e banana
Próximo Texto: Instrumento reduz tempo de plástica no seio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.