São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Swingers' faz retrato intimista da noite em LA

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

"Swingers - Curtindo a Noite" tem todas as características da típica produção independente norte-americana.
O filme foi realizado com um baixo orçamento, introduz diretores e atores em início de carreira, trabalha com um tema inédito, possui um roteiro bem construído e tem ótimos diálogos. Ou seja, é mais inteligente e interessante que grande parte dos filmes que chegam ao Brasil.
Com um orçamento de US$ 250 mil (ínfimo, mesmo para padrões brasileiros), "Swingers" traça um panorama bem-humorado -por vezes cáustico- de jovens à procura de amor e de afirmação na indústria cinematográfica norte-americana. Grande parte do roteiro é auto-biográfico, já que se trata do primeiro escrito por Jon Favreau, e todo o elenco é composto por principiantes.
Poderia parecer um remake de "O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas", mas Favreau preferiu trocar dramas existenciais por situações tragicômicas mais ao gosto do espectador dos anos 90.
A atualidade do filme se reflete ainda em um "plot" paralelo que serve de fundo para toda a trama, além de dar título ao filme.
"Swinger" é o nome dado ao seguidor de um movimento retrô surgido nesta década nos clubes de Los Angeles que retoma o estilo de jazz dançante dos anos 30 (a trilha sonora é excelente).
E aí reside grande parte do interesse do filme, que começa com fotografias de cenas da vida noturna da cidade, no estilo Nan Goldin, e prossegue com as visitas dos amigos protagonistas pelos clubes e boates da cidade.
Favreau, que também atua, interpreta Mike, jovem ator que, além de procurar emprego na meca do cinema, não consegue superar a crise pelo fim de um namoro de seis anos. E já se passaram seis meses.
Para acalmar sua insuportável dor-de-cotovelo e elevar a auto-estima, Mike se apóia no falastrão Trent (Vince Vaughn) e toda uma constelação de amigos que gravitam em torno deles. Um desses amigos, depois de ter interpretado "Hamlet", questiona-se se deve ou não aceitar um papel de Pateta.
"Swingers" funciona, enfim, como uma crônica noturna dos triunfos e fracassos do mundo masculino.
O bom humor desponta ainda nas citações a Tarantino e Scorsese. "Swingers" reproduz, por exemplo, a célebre caminhada de "Cães de Aluguel", mas em vez de pistola, a arma principal desses seres noturnos é a trava do carro.
Outro destaque do filme é o perfil realista que o diretor e fotógrafo Doug Liman consegue dar à produção ao utilizar apenas uma câmera Aaton 35-3, geralmente utilizada em documentários.
O uso da câmera permitiu que algumas cenas fossem filmadas nos bares da cidade sem o uso de extras e sem o prévio conhecimento dos frequentadores, que colaboraram, por pensar que se tratava de um documentário.
Por essa atuação, Jon Favreau ganhou o prêmio de maior promessa para 1997 da Chicago Films Critics Association.
O sucesso rendeu-lhe ainda uma participação como convidado especial em "Friends", série de sucesso na TV norte-americana levada ao ar pela rede NBC.
Como roteirista, já concluiu "The Marshal of Revelation", western com o qual pretende estrear na direção.

Filme: Swingers - Curtindo a Noite
Direção e fotografia: Doug Liman
Elenco: Jon Favreau, Vince Vaughn, Ron Livingston, Patrick Van Horn, Alex Desert
Roteiro: Jon Favreau
Produção: EUA, 1996 Estréia: hoje, nos cines Paulista 4, West Plaza 4 e Market Place 3

Texto Anterior: Reino Unido põe em discussão se arquitetura é ou não arte
Próximo Texto: Atores fazem o espetáculo de "Assembléia"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.