São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros são destaque no Heineken Concerts

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Festival acontece em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre

Brasileiros são destaques no Heineken Concerts
O Heineken Concerts 97 começa nessa quarta-feira, em São Paulo, tendo Djavan, César Camargo Mariano e Moraes Moreira como grandes atrações.
Este ano, o festival ocorre em três cidades. Além de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre abrigarão algumas noites do evento.
É a quinta edição do Heineken Concerts, que, em outros anos, apresentou nomes como Edu Lobo, o saxofonista Wayne Shorter.
Em 1994, por exemplo, Paulinho da Viola dividiu sua noite com Canhoto da Paraíba e a Velha Guarda da Portela, João Gilberto chamou a filha Bebel para acompanhá-lo e Egberto Gismonti tocou com o guitarrista John McLaughlin e a Orquestra Jazz Sinfônica.
Convidados
Como nos anos anteriores, cada artista brasileiro convida alguns músicos para dividir os palcos do festival.
Djavan terá dois convidados: o cantor norte-americano Al Jarreau e o cantor e violonista zairense Lokua Kanza, que vem pela primeira vez ao Brasil.
A idéia do cantor alagoano é mostrar um pouco da música negra contemporânea de três continentes em suas apresentações. Ele ainda conversaria com seus convidados, mas gostaria que eles mostrassem suas próprias músicas.
"O que caracterizará esse show será a diversificação da informação musical", disse Djavan.
Ele abre o festival em São Paulo, na quinta-feira, e se apresenta no dia 18 em Curitiba.
O pianista e arranjador César Camargo Mariano será o mestre-de-cerimônias da segunda noite em São Paulo e da única noite em Porto Alegre.
Ele planeja um "happening organizado", tendo como acompanhantes a cantora norte-americana Dianne Reeves, o saxofonista Michael Brecker e o pianista e cantor Ivan Lins.
O cantor Moraes Moreira pretende fazer uma retrospectiva de seu trabalho. Por isso, ele convidou os antigos parceiros de Os Novos Baianos para se juntarem a ele no festival.
Ele também receberá seu filho, o guitarrista Davi Moraes, a cantora Marisa Monte e o guitarrista Armandinho.
Todos se apresentam no dia 18 em São Paulo e no dia seguinte em Curitiba.
Zulu
A novidade dessa edição do festival em relação aos anos anteriores acontecerá na última noite do Heineken em São Paulo. Não haverá um mestre-de-cerimônias brasileiro "ancorando" a noite.
A mudança ocorreu por causa da morte, em fevereiro, de Chico Science, que faria esse papel junto com a banda Nação Zumbi.
Nessa noite, as atrações serão três, duas delas brasileiras: o grupo pernambucano Mestre Ambrósio e a banda de reggae Cidade Negra.
A atração internacional será o guitarrista sul-africano Johnny Clegg, que virá acompanhado de sua banda, Savuka, cujo show terá a participação especial do músico zulu Sipho Mchunu.

Texto Anterior: Leilão não vende obras de Aleijadinho
Próximo Texto: A Programação do Heineken Concerts 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.