São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame de urina detecta câncer de bexiga

AURELIANO BIANCARELLI
ENVIADO ESPECIAL A NOVA ORLEANS

Um simples exame de urina vai ajudar a detectar, precocemente, a existência e a agressividade do câncer de bexiga.
Até agora, os exames são feitos com uso da endoscopia (aparelho ótico é passa do através da uretra). Em alguns casos, ultra-som também é usado.
Pesquisas estão mostrando que um exame de urina, utilizando marcadores tumorais como o BTA -um antígeno para o tumor de bexiga-, pode detectar mais cedo e com mais precisão a gravidade de um câncer na bexiga.
O novo teste -considerado revolucionário- foi apresentado no congresso da Sociedade America na de Urologia pelo professor Michael Sarosdy, do Centro de Ciência e Saúde da Universidade do Texas, em San Antonio.
A urina não precisa de tratamento e a tecnologia empregada é a mesma dos testes de gravidez.
O novo exame deve ser aprovado ainda este ano pelo FDA, organismo do governo americano que controla remédios e alimentos.
Segundo Geraldo Campos Freire, urologista da Faculdade de Medicina da USP, o teste permite saber, com bastante antecedência, se o tumor é apenas superficial e pouco agressivo, ou se é infiltrativo, aquele que pode levar à morte precocemente.

Texto Anterior: Trio mata 2 e fere 4 em saída de baile
Próximo Texto: Nova lei gera queixa contra os convênios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.