São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 1997
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Receita quer tratar contribuinte como cliente

DA REPORTAGEM LOCAL

O contribuinte, seja empresa ou pessoa física, deve ser tratado pela Receita Federal como um cliente.
A afirmação é de Leliana Rolim de Pontes Vieira, delegada da Receita Federal em Brasília, durante almoço-palestra realizado ontem em São Paulo, promovido pelo Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças).
A delegada enfatizou a nova postura de "abertura" que tem marcado o relacionamento fisco-contribuinte. Para ela, a Receita tem procurado ouvir -e aceitar- mais as opiniões do "outro lado".
Leliana entende que acabou aquela postura de "a razão está comigo e ponto final". Prova disso, segundo ela, é a lei nº 9.430, do final do ano passado, que trata da tributação das empresas.
Nesse caso, o governo mandou um projeto de lei ao Congresso em outubro. Lá, além das propostas dos deputados e senadores, diversas entidades puderam opinar so bre os pontos polêmicos. "Isso representou um grande avanço."
Para a delegada, sempre haverá interesses conflitantes entre fisco e contribuintes. entretanto, os pontos mais polêmicos deverão ser discutidos entre as partes na tentativa de se chegar a um acordo que seja bom para os dois lados.
Rubens João Tafner, presidente do Ibef, seção São Paulo, vê como positivo esse movimento da Receita no sentido de maior aproximação com o contribuinte.

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