São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria investe em brinquedo popular

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria brasileira decidiu investir pesado nos brinquedos populares em 97.
Os produtos com preço ao consumidor até R$ 30 representam 74,5% dos 1.500 lançamentos mostrados na 14ª Abrin - Feira Internacional de Brinquedos, que começou ontem em São Paulo. Em 96, eram 70% do total.
Cerca de 40% das novidades deste ano vão chegar ao mercado custando no máximo R$ 10.
"A preferência atual é pelo brinquedo bom e barato", diz Synésio Batista da Costa, presidente da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos).
Costa afirma que a indústria vai investir este ano US$ 112 milhões este ano em aumento da capacidade produtiva, marketing, vendas e desenvolvimento de produtos.
A meta é produzir 180 milhões de unidades -aumento de 25% em relação a 96 e de 50% na comparação com 95. O faturamento deve chegar a US$ 650 milhões, 8% mais que no ano passado (US$ 600 milhões). O número de empregados cresce 20% e deve chegar a 18 mil no final de 97.
Os fabricantes querem superar o compromisso assumido com o governo de atingir redução de preços de 5% ao ano. "Cada 5% a menos permite a entrada de mais 3 milhões de novos consumidores no mercado", conta Costa.
Bonecas
A indústria, diz Costa, espera vender o equivalente a dois meses de produção durante a Abrin e garantir encomendas para os próximos seis meses.
As bonecas são a maior atração da feira este ano. Representam cerca de 45% dos lançamentos. A Estrela, que tem 40% do mercado, lança a Xuxa, boneca de 59 cm de altura e imagem da apresentadora da televisão. Vai custar R$ 55.
A Estrela apresenta também produtos populares, como as bonecas Cabelinho e Frisadinha, com preço entre R$ 10 e R$ 12.
A Baby Brinq lança a nova boneca Angélica com controle remoto (R$ 45). A boneca Eliana chega ao mercado até o final do ano. A empresa assinou ontem contrato com a apresentadora de televisão.
Os fabricantes planejam forte investimento publicitário este ano. "Vamos investir 4,5% do faturamento em mídia", conta Costa. E as mães são alvo prioritário. "Quase 50% do mercado de brinquedos está concentrado na faixa etária até três anos, que depende da decisão das mães", diz.

Abrin - Feira Internacional de Brinquedos. Participação de fabricantes nacionais, estrangeiros e importadores. Até quinta, das 14h às 21h. Sexta-feira, das 14h às 19h. No Expo Center Norte, rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo. Para profissionais do setor.

Texto Anterior: Inflação nos EUA faz Bolsas recuarem
Próximo Texto: Rocca deixa o Mappin e vai para o Finasa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.