São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beach Boys & Monkees

PAULO CAVALCANTI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Dois grupos veteranos do pop americano dos anos 60 também estão com material novo na praça. São os Beach Boys, com "Stars and Stripes", e os Monkees, com "Justus", ambos editados agora no Brasil.
Enquanto Pat Boone cai no heavy metal, os Beach Boys atacam de country. O grupo gravou alguns de seus clássicos da era da surf music com nomes da moderna musica rural americana. Só que o maior trunfo não são os convidados, mas sim a volta do líder Brian Wilson, que também assina a produção.
Em 12 faixas, os Beach Boys não fazem nada além de reprisar suas conhecidas harmonias vocais em músicas como "Help Me Rhon da" (com T. Graham Brown), "Fun, Fun, Fun" (com Ricky Van Shelton) e "I Get Around".
O mais interessante do disco é a presença de dois veteranos cantando baladas: Lorrie Morgan, em "Don't Worry, Baby", e Willie Nelson, em "Warmth of the Sun". Esta última, feita em 1964 lamentando a morte de John F. Kennedy, cai como uma luva na voz melancólica de Nelson.
Monkees
O CD dos Monkees conta com a participação de David Jones, Michael Nesmith, Micky Dolenz e Peter Tork. É o primeiro álbum de que os quatro participam juntos desde "The Birds, the Bees and the Monkees" (68). Desde então todos os discos envolvendo os membros do grupo tinham sido feito em trios ou duplas.
Os Monkees gravaram "Justus" para comemorar os 30 anos da banda e divulgar o novo programa que estão estreando na rede norte-americana de TV ABC.
Como não passa de uma celebração nostálgica, o quarteto não esconde as limitações do projeto, que é agradar aos fãs. Sem concessões à novidades, as músicas parecem sobras de estúdio dos discos do grupo nos anos 60.
O título é uma alusão aos que dizem que o grupo não tocava nos discos. Aqui os quatro se encarregam de todos os instrumentos e da produção. A maioria das músicas é nova, com exceção de "Circle Sky", que haviam gravado em 1968, e "You And I", que Jones e Dolenz registraram ao lado dos compositores Tommy Boyce e Bobby Hart em 1975.
Michael Nesmith, considerado o monkee mais criativo, salva o dia com a dissonante "Admiral Mike", cantada por Dolenz. O resto do CD é dominado por criações medianas de Tork e Dolenz. Indicado para fãs ou para aqueles que acreditam que a monkeemania vai novamente varrer o planeta.
(PC)

Disco: Stars and Stripes
Banda: Beach Boys
Lançamento: Universal

Disco: Justus
Banda: The Monkees
Lançamento: Paradoxx
Quanto: R$ 18, em média, cada CD

Texto Anterior: Carl Perkins
Próximo Texto: Ataulfo Alves; Edu e Chico; Fortuna; Ostheobaldo; Nuno; Lisa Stansfield
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.