São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emissoras exibirão 24h de Réveillon

PBS organiza "Millenium Day Broadcast"

FRANCISCO MARTINS DA COSTA
ENVIADO ESPECIAL A CANNES

Um consórcio de emissoras de 40 países anunciou anteontem em Cannes que, no dia 31 de dezembro de 1999, vai transmitir um evento de 24 horas de duração: o "Millenium Day Broadcast".
Dentro desse projeto, organizado pela norte-americana PBS (Public Broadcasting Service), as transmissões começam assim que o primeiro país comemorar a entrada no ano 2000.
Subsequentemente, à medida que se festeja a passagem do ano em cada uma das 24 zonas de fuso horário do planeta, o país que gera as imagens muda e o local de origem das transmissões vai avançando na direção do oeste.
Nasa
Assim, a EMTV, da Papua Nova Guiné a a ABC, da Austrália, vão abrir o evento.
Depois, entram as TVs das Filipinas, Japão, Indonésia, China, Índia, etc.
Também vão ser transmitidas, durante o Réveillon, imagens do ônibus espacial da Nasa, que estará sobrevoando a Terra.
No Brasil, é a Rede Globo que vai gerar o material a ser exibido quando for meia-noite no horário de Brasília.
Quem falou pelo consórcio de emissoras envolvidas no projeto foi Zvi Dor-Ner, produtor executivo do evento.
Segundo ele, cada participante vai produzir um programa de 30 minutos com uma mensagem de seu país para o mundo.
"Esses programas devem refletir a cultura e a experiência de cada nação, sendo apresentada sempre pelos mais conhecidos artistas e personalidades locais", afirma Dor-Ner.
Além da Globo, outras emissoras consideradas grandes aderiram ao "Millenium Day Broadcast", como a BBC britânica, a TF1 da França e a TVE da Espanha.
Negócios
Algumas produções brasileiras estão apresentando bons resultados em termos de vendas em Cannes, na feira Mip TV 97 -que termina amanhã.
O seriado "Confissões de Adolescente" foi vendido para a TV finlandesa.
"Todos os Corações do Mundo", filme de Murilo Salles sobre a Copa de 1994 nos Estados Unidos, deve ser lançado brevemente em vídeo no Japão.
Já está também acertado o lançamento da novela "O Rei do Gado", da TV Globo, na Rússia e na Indonésia.
A saga dos Mezenga e dos Berdinazzi foi lançada no exterior durante a feira de TV em Cannes e, com isso, a Divisão Internacional da Globo pretende parar de comercializar "Giovanna e Enrico", que nada mais é do que a primeira
fase da novela transformada em uma minissérie com seis capítulos de uma hora.
Os monstrinhos Torcicolo e Garganta também estão em Cannes. A produtora dinamarquesa ITE está comercializando o game-show -que teve sua estréia mundial na MTV-Brasil- e um outro lançamento: "The Interactive Cartoon Show",
onde o telespectador decide o que vai acontecer com os personagens.

O jornalista Francisco Martins da Costa viajou a Cannes a convite da Reed Midem Organisation, Alitalia e Student Travel Bureau.

Texto Anterior: Regina Casé faz 'Brasil Legal' sobre as barcas Rio-Niterói
Próximo Texto: FHC manda os sem-terra plantar pizza!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.