São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Safra 'Ronaldinho' ganha fera chamada Tiger

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Você já ouviu falar em Tiger Woods? Até poucos dias atrás, eu também não fazia a menor idéia se Tiger Woods era um bálsamo asiático contra dor de cabeça, uma marca de sapatos dockside ou algum bairro de Los Angeles.
Mas, depois de assistir no último fim-de-semana ao torneio de golfe de Augusta, EUA, que está para mais esse esporte celta como as 500 Milhas de Indianápolis estão para o automobilismo, fiquei embasbacada com Tiger Woods.
Com apenas 21 anos e pouco mais de oito meses como profissional, Tiger conquistou o torneio mais importante do golfe com escore recorde (18 tacadas abaixo do par) e com tacadas 55 jardas (o golfe se mede em jardas) mais longas do que as de Greg Norman, o melhor da década de 80. Tornou-se também o primeiro negro a ganhar um título na história profissional do esporte que prefiro chamar de jogo.
Diz a lenda que Tiger Woods começou sua caminhada em direção à fama aos 10 meses, quando desceu do cadeirão e fez um "swing" (o movimento do golfe) com um taco do pai. Aos 4, ele marcou um escore de 48 tacadas nos primeiros nove buracos do campo de Cypress, na Califórnia. Trata-se de algo como um garoto de 10 anos pilotar um jato. Só para dar uma idéia, fui marcar 48 tacadas nos primeiros nove buracos do São Paulo Golfe Clube aos 21 anos, depois de treinar mais de ano. Note que o golfe exige concentração e, como tal, é um jogo pouco indicado para púberes e adolescentes em fase de testosterona pululante.
A Nike fechou um contrato de cinco anos com Tiger, no valor de US$ 60 milhões. Sendo que o golfe representa apenas 2% da receita da empresa.
Mas por que estou entupindo o leitor com informações sobre a nova estrela de um jogo que, no Brasil, só é praticado por um punhado de abonados?
Porque, atualmente, Tiger é o único esportista do mundo que pode ser comparado a Ronaldinho. Quando nosso craque recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo de 96, o apresentador da Fifa o chamou de "melhor jogador em potencial de todos os tempos".
Tiger mereceu o mesmo tipo de lisonja de Jack Nicklaus, o Pelé do golfe: "Arnold Palmer (o Beckenbauer do golfe) e eu concordamos que Tiger vai ganhar mais títulos do que todos os meus e os dele juntos".
Pronto. Agora você já sabe quem é Tiger Woods.

Texto Anterior: PM de SP negligenciou fita de Diadema
Próximo Texto: Loura má; Falta de credibilidade; "Imperdível"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.