São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ópera é sucesso em Manaus e enche teatro Amazonas

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O 1º Festival Internacional de Ópera de Manaus, organizado pelo violinista alemão Michael Jelden, no teatro Amazonas, já havia vendido 8.000 ingressos até ontem.
Iniciado no dia 5 de abril, o festival tem tido casa lotada em quase todos os espetáculos e está sendo considerado pelos organizadores como o maior sucesso cultural em Manaus dos últimos anos.
"Carmem", de Bizet, é o espetáculo mais procurado. Vendeu todos os 600 ingressos para as duas primeiras apresentações, nos dias 9 e 12. Para hoje e para o dia 19, também não há mais ingressos.
A procura é grande, também, para "O Barbeiro de Sevilha", de Rossini.
Entre as óperas apresentadas, a que menos despertou interesse até agora foi "La Traviata", de Verdi. Conseguiu preencher os 600 lugares do teatro em apenas uma das quatro apresentações, no dia 11.
Essa apresentação contou com um espectador ilustre: o presidente Fernando Henrique Cardoso. "Excepcional. Muito emocionante. Uma grande atriz", disse, elogiando a solista russa Natalya Kostenko, ao sair do teatro.
Ao todo, para os últimos dias do festival, que termina dia 21, há cerca de 800 ingressos disponíveis.
Jelden considera boa a procura pelas óperas. "Conseguimos mostrar que o público prestigia espetáculos desse tipo" disse.
Um dos motivos para o sucesso é também o preço dos ingressos, entre R$ 20 e R$ 55.
Jelden já pensa na organização de um segundo festival, no próximo ano. "Queremos transformar o festival de ópera de Manaus em um evento anual", diz.
Para viabilizar o festival, Jelden teve que investir dinheiro do próprio bolso e contar com a colaboração de músicos amigos, que não cobraram seus cachês habituais. Ele não disse quanto gastou.

Texto Anterior: Promessa do piano quer sair do país
Próximo Texto: Prêmio Eldorado abre inscrições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.