São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papos têm regras sociais

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

Apesar de seu caráter anárquico, a Internet também tem suas regras. É o caso das regras de convivência, a netiqueta, que devem ser respeitadas, sob o risco de o anti-social ser "queimado" ("flamed" no dialeto da rede).
Não se deve confundir as regras do mundo real com a netiqueta. O bom senso continua sendo, entretanto, a primeira regra de ambos.
Um exemplo importante, mas bastante ignorado, da netiqueta para chats é não escrever em maiúsculas. Essas letras dão a impressão que o usuário está gritando ou querendo "aparecer".
Os cuidados com humor e sarcasmos devem ser redobrados. Como o chat é apenas escrito (portanto difícil de expressar emoções), quem recebe pode interpretar erroneamente o conteúdo, levando a sério uma brincadeira. Para amenizar esse problema, foram criados "emoticons".
Sites de busca oferecem endereços que detalham bastante a netiqueta. Procure por "netiquette".
Outros bons endereços sobre netiqueta são www.geocities.com/Athens/9640/help.htm e www.plexusmedia.com/fqansnetqt.html.
No Brasil, você pode encontrar uma boa explicação (em inglês) sobre como se comportar na rede em www.icb2.usp.br/~artromin/netiquete.html.
Para obter resposta direta do "Yahoo!", escreva no campo search.yahoo.com/bin/search?p=netiquette.
(PFSJ)

Texto Anterior: Como mostrar suas emoções
Próximo Texto: Navegadores exibem mundos virtuais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.