São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Som e vídeo fazem as pazes com a rede

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

Novas tecnologias prometem mudar a condição do som e do vídeo na World Wide Web (parte multimídia da Internet), tirando-lhes o estigma de incompatíveis com a Internet.
Todo o problema com esse tipo de dados passa pelo grande tamanho de seus arquivos, que ficam atravancados nas lentas conexões da Web.
As conexões não melhoraram muito suas velocidades, nem tampouco os arquivos diminuíram seu tamanho.
Mas empresas como a Progressive Networks www.real.com/ descobriram que não precisavam esperar que todo arquivo chegasse para iniciar sua exibição.
Vídeo com som
Assim, seu programa "RealPlayer", que pode ser capturado gratuitamente em realstore.real.com/playerplus/order/index.html,
começa a mostrar um vídeo ou um som logo após iniciar o recebimento do arquivo.
A exibição continua à medida que o resto do arquivo é carregado.
Graças a essa descoberta, hoje já é possível assistir, importados diretamente da Internet, trechos de filmes do diretor norte-americano Spike Lee, no endereço
www.timecast.com/spikelee/theater/lobby.htmll.
Notícias atualizadas
Noticiário atualizado em áudio da rede ABC também pode ser ouvido com boa qualidade e sem demora.
Experimente carregar o arquivo no endereço www.real.com/contentp/abc.html.
Paralelamente a isso, o barateamento de câmeras e placas para ligá-las ao computador também impulsionou o uso de videoconferências pela Internet, inclusive em ambiente doméstico.
Reuniões pela Internet
Reuniões, palestras e visitas de negócios já podem usar a Internet como meio de comunicação barato, proporcionando grande economia.
Audioconferências também ganham novos adeptos a cada dia, graças à possibilidade de fazer chamadas internacionais pelo preço de um conexão à Internet e sem compra de novos equipamentos (leia mais no texto abaixo).

Texto Anterior: Serviços pesquisam e-mails
Próximo Texto: PARA VER NO PC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.