São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Videoconferência permite encontros à distância

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

As novas tecnologias e programas já permitem a transmissão de vídeo pela Internet com qualidade aceitável -próxima à de um desenho animado.
Com isso, a barreira da distância física fica cada vez mais debilitada, pois melhoram as condições para realização de reuniões ao vivo pela rede.
A videoconferência ainda tem suas limitações. Muitas vezes, os sons chegam desencontrados das imagens. Mas já é possível enviar vídeo em cores praticamente em tempo real.
Os requisitos de equipamentos para videoconferência não são muitos. Para que o usuário faça suas sessões, é preciso ter uma câmera de vídeo ligada ao computador (normalmente por meio de uma placa especial), um kit multimídia, uma linha telefônica e um programa de comunicação criado especificamente para isso.
É o caso do "CU-SeeMe" (um dos mais populares programas de videoconferência do mercado), que pode ser copiado em www.cuseeme.com.
Entretanto, esse programa funciona apenas para ambientes "Windows" e "Macintosh". Para usuários de ambiente Unix, a Inria oferece seu "Videoconferencing System" www.inria.fr/rodeo/personnel/Thierry.Turletti/ivs.html.
Segundo a Inria, seu pacote de videoconferência pede atualizações mínimas no equipamento (como a instalação de uma câmera de vídeo) para que funcione.
Telefone na rede
Além do vídeo, outro filão que cresce continuamente é o de telefonia pela rede -com a atração extra da economia.
Novos equipamentos tornam cada mais viável a substituição de chamadas internacionais por conexões pela Internet.
É o caso da "Solução V/IP" (voz sobre IP), que a Unisys www.unisys.com
apresentou na última Exponet, realizada em março, em São Paulo.
Com ele, uma empresa pode simular um PABX utilizando apenas a sua rede local de computadores.
Os aparelhos telefônicos são ligados diretamente no computador, graças à instalação, em cada ponto da rede, de uma placa que acompanha o produto.
A função da placa é digitalizar os sons e as vozes dos interlocutores. O software do produto então transforma em sons digitais em "pacotes" de informação, que são enviados por uma rede baseada em TCP/IP (que é o protocolo padrão da Internet).
O fato de não precisar comprar um sistema de PABX é a primeira vantagem. Mas a economia cresce à medida que a empresa possui escritórios em outras cidades.
Como o sistema trabalha com o mesmo protocolo da Internet, basta os escritórios terem uma conexão com a rede para realizar ligações para outros telefones em qualquer lugar do planeta ao custo da conexão com a Internet (desde que o interlocutor possua o mesmo produto em seu computador).
Para quem não quer investir tanto e se contenta com uma qualidade sonora inferior, diversas empresas oferecem soluções baseadas apenas em software.
A gigante Microsoft é uma delas, com seu "NetMeeting" www.microsoft. com/netmeeting.
O programa é, na realidade, uma solução bastante completa de comunicação via Internet, oferecendo muito mais que telefonia pela rede.
O "NetMeeting" também inclui a forma tradicional de chat (conversa escrita) e transmissão de dados entre computadores.
Além disso, permite o compartilhamento de sessões de trabalho em programas para "Windows" (mesmo que o interlocutor não tenha o mesmo software instalado em sua máquina).
O mais interessante é que o programa é capaz de realizar todas essas tarefas ao mesmo tempo (claro que, nesse caso, com perda de performance).
Concorrendo com ele, está a VocalTec www. vocaltec.com, uma das pioneiras na telefonia pela rede com seu "Internet Phone".
O produto continua sendo uma das melhores soluções para a telefonia pela Internet. A atual versão 4 oferece, inclusive, suporte para transmissão também de vídeo.
Com um produto que também oferece transmissão de vídeo além de som pela rede, a Intel, mais conhecida pela fabricação de seus processadores, também quer um naco desse mercado.
Seu "Internet Video Phone" www.intel.com/iaWeb/cpc/iivphone/index.htm aposta na tecnologia "ProShare", que a empresa vende como diferencial de qualidade em aplicações de multimídia.
Por fim, também há o WebPhone 206.228.203.2/netspeakproducts/webphone/index.html da NetSpeak, outro pioneiro agora na versão 3.0.
O produto também incluiu na última versão suporte para vídeo, a exemplo da concorrência.
(PFSJ)

Texto Anterior: Estúdios de cinema e televisão invadem a Internet
Próximo Texto: Câmeras mostram o mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.