São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
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Medo de hacker atrasa o comércio virtual

DA REPORTAGEM LOCAL

O comércio eletrônico avança lentamente pela rede mundial, onde o medo dos hackers, os bisbilhoteiros de computador, ainda predomina.
Para quebrar o gelo, a CyberCash www.cybercash.com, produtora de software para instituições financeiras, criou a CyberCoin, moeda para as compras miúdas, de US$ 0,25 a US$ 10.
A transação é feita rapidamente, a cliques de mouse, e a mercadoria -programas, pesquisas, gráficos ou partidas de videogames- é entregue direto ao computador.
Para ter o serviço, é preciso instalar o programa "Wallet", equivalente a uma carteira eletrônica onde o usuário pode manter de US$ 20 a US$ 80.
O cliente retira ou deposita dinheiro, optando por usar os recursos depositados em sua conta bancária ou cartão de crédito.
Smart card
Um outro tipo de dinheiro virtual começa a entrar em cena. É o smart card, cartão com chip que entra no jogo com o poder de armazenar e processar informações, além de funcionar como assinatura digital.
Várias empresas trabalham no desenvolvimento de leitores para esses cartões, que podem ser conectados ao micro e à linha telefônica.
Conectados, eles podem sacar dinheiro da conta corrente e armazená-lo em seu chip.
A cada transação no ciberespaço ou fora dele, o cartão vai descontando a despesa e armazenando o saldo, ao mesmo tempo que autoriza a transferência do dinheiro para quem pagou.
Seu atrativo é a segurança -processa senhas e não permite cópia, aumentando o sigilo da operação.
Trabalham para isso, no projeto Imagine Card, o consórcio que reúne Gemplus www.gemplus.com, Hewlett-Packard www.hp.com e Informix www.informix.com .
Já a VeriFone www.verifone.com desenvolve leitores de smart card para uso pessoal, enquanto as administradoras de cartão de crédito Mastercard www.mastercard.com e Visa www.visa.com acertam um padrão para o uso do cartão nas transações virtuais.

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