São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filho de fumante adoece mais fácil

RODRIGO VERGARA
DA REPORTAGEM LOCAL

A incidência de doenças respiratórias em crianças cujos pais são fumantes é duas vezes maior que naquelas que não têm fumantes em casa, segundo o médico José Rosemberg, do Comitê Latino-Americano de Prevenção e Controle do Tabagismo.
A pesquisa, apresentada ontem no Congresso Brasileiro de Tabagismo no Ambiente de Trabalho, realizado em São Paulo, foi feita com 2.616 crianças pelo Centro de Ciências Médicas e Biológicas de Sorocaba.
As crianças, de acordo com Rosemberg, são as mais prejudicadas pela fumaça do cigarro no ar.
"No Brasil, metade das crianças são fumantes passivos", diz o professor da PUC-SP.
Os adultos não fumantes também estão expostos aos efeitos do cigarro.
"A capacidade pulmonar em indivíduos não fumantes expostos ao cigarro é praticamente igual à de pessoas que fumam de 1 a 10 cigarros por dia."
Prédios doentes
No ambiente de trabalho, segundo Rosemberg, um dos principais riscos aos não-fumantes são os edifícios que têm ar-condicionado central, considerados "prédios doentes" pelos médicos.
"Prédios com sistema de renovação química ou mecânica do ar não resolvem. A única solução é não fumar em ambientes fechados."
Segundo o médico, nesses edifícios, a instalação de locais reservados para o hábito de fumar não soluciona o problema, porque a fumaça é reciclada pelo sistema de ventilação e devolvida ao ambiente comum.
A poluição ambiental nesses ambientes, segundo ele, é provocada não só pela fumaça expelida pelos fumantes, mas principalmente pelos cigarros acessos. "Essa fumaça chega a ser mais nociva à saúde, porque tem melhor absorção."
A Abifumo, entidade que reúne empresas fabricantes de fumo, não quis se manifestar sobre as pesquisas apresentadas ontem, de acordo com a assessoria de imprensa da instituição.

Texto Anterior: Fator genético influencia
Próximo Texto: ONG defende indenização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.