São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise faz 2.500 passarem a noite na Cosipa

DA AGÊNCIA FOLHA

Um grupo de estivadores posicionado na entrada do viaduto da Cosipa, em Cubatão (SP), impediu que metalúrgicos, jornalistas, assessores parlamentares e outros estivadores deixassem as imediações da fábrica da empresa na madrugada de ontem.
Diante de uma barricada formada por paus, pedras, barras de ferro, galhos de árvores e fogueiras de pneus, eles controlavam a entrada.
A Agência Folha apurou que 2.500 metalúrgicos foram obrigados a passar a noite dentro da Cosipa por causa da interdição do viaduto que dá acesso à empresa.
A maioria entrou às 7h de anteontem e deveria ter saído às 15h, mas permanecia na empresa na tarde de ontem.
A interdição também foi criticada pela deputada estadual Mariângela Duarte (PT), que esteve presente à assembléia em frente à Cosipa ao meio-dia de ontem.
Noite
Todos os que ficaram retidos, fora da Cosipa, foram obrigados a dormir em carros estacionados na rua onde ficam as duas principais portarias da fábrica.
A informação de que os jornalistas ficariam retidos começou a circular na noite de terça-feira.
À tarde, os manifestantes já tinham bloqueado todas as vias de acesso à Cosipa.
Até o início da noite, não era permitida a saída do local de carro -somente a pé.
Às 23h, os estivadores decidiram liberar a saída do local das deputadas estaduais do PT Mariângela Duarte e Maria Lúcia Prandi. Em seguida, saiu um grupo de vereadores da Câmara de Santos.
Os sindicalistas chegaram à 0h30. O presidente do Sindicato dos Conferentes, José Tarciso Florentino da Silva, pediu, durante a assembléia, a liberação da passagem para os jornalistas, mas não foi atendido.
Ao final da assembléia, formou-se uma fila de carros sobre o viaduto da Cosipa.
Todos foram obrigados a voltar. Carros que tentaram furar o bloqueio receberam pedradas e tiveram vidros quebrados.
Os jornalistas retidos só tiveram permissão para deixar a área na tarde de ontem. Às 13h30, no final de uma assembléia, foi anunciado o fim da retenção.

Texto Anterior: Pouca liquidez faz taxa de juros subir
Próximo Texto: Troca de turno é prejudicada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.