São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sai obra artesanal de Arrigucci sobre Bandeira e Mendes

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Considerado um dos maiores críticos literários do país, Davi Arrigucci Jr. lança hoje o primeiro volume da coleção "Mundo Enigma", da editora Duas Cidades.
Em "O Cacto e as Ruínas", Arrigucci reúne dois ensaios sobre autores com os quais já dialoga há muitos anos: Manuel Bandeira e Murilo Mendes.
O primeiro texto, "A Beleza Humilde e Áspera", disseca a "modesta grandeza" da obra modernista de Bandeira, autor que Arrigucci diz admirar desde a adolescência em São João da Boa Vista e tema de sua tese de livre-docência.
O segundo ensaio, "Arquitetura da Memória", revisita a obra poética de Murilo Mendes, tendo como ponto de partida o poema "As Ruínas da Selinunte", do livro Siciliana (1954-55).
Arrigucci, autor de obras como "O Escorpião Encalacrado: a Poética da Destruição em Julio Cortázar" (1973) e "Humildade, Paixão e Morte" (1990), sobre Manuel Bandeira, divide a coordenação da coleção "Mundo Enigma" com o também professor da Universidade de São Paulo Augusto Massi.
As obras da série de estudos literários são editados artesanalmente. As ilustrações de "O Cacto e as Ruínas", do qual foram produzidos apenas 600 exemplares, foram aplicadas individualmente nos livros. Os próximos lançamentos da coleção são textos de Flora Süssekind e Prudente de Moraes, neto.

Livro: O Cacto e as Ruínas
Lançamento: editora Duas Cidades
Onde: livraria Duas Cidades (r. Bento Freitas, 158, região central, tel. 011/220-5134)
Quando: hoje, a partir das 18h30
Quanto: R$ 22 (128 páginas)

Texto Anterior: Mostra reúne fotos e objetos do senador Darcy Ribeiro
Próximo Texto: Gravadora lança inéditos de Elvis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.