São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Algo em Comum", dirigida por Márcio Aurélio, estréia hoje

ERIKA SALLUM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Escrita pelo norte-americano Harvey Fierstein e encenada na Argentina, Espanha e Chile, entre outros países, estréia hoje em São Paulo, às 21h, a peça "Algo em Comum". Dirigida por Márcio Aurélio (de "A Comédia dos Erros", "Horácio" e "Eras"), traz como protagonistas os atores Clarisse Abujamra e Petrônio Gontijo.
"Algo em Comum" retrata a situação de Júlia (Abujamra), ex-mulher de Carlos, que a abandonou por ter optado pela homossexualidade. Apesar de apaixonada pelo antigo marido, passa a ser sua amiga, mesmo quando ele resolve morar com Arthur (Gontijo).
A peça começa quando Carlos morre e Júlia e Arthur têm de conversar sobre a partilha dos bens. Para complicar a situação, o casal, antes de se separar, teve um filho (interpretado pelo ator Fábio Lucindo), presente nas discussões que surgem no decorrer da peça.
"Isso serve de pano de fundo para os dois discutirem questões mais profundas, como o relacionamento que tinham com Carlos", conta Clarisse Abujamra.
Segundo ela, Júlia, sua personagem, é uma mulher "elegante, altiva, que trata com serenidade tudo o que acontece com ela".
Para a atriz, uma das questões essenciais de "Algo em Comum" é levar para o palco assuntos atuais como o homossexualismo, a partilha dos bens etc.
"O importante do texto é que ele toca num ponto X: o respeito entre as pessoas", afirma.
Diálogos O diretor teatral e professor da Universidade de Campinas (Unicamp) Márcio Aurélio conta que, ao ler a peça, depois de ter sido convidado para participar do espetáculo pelos produtores, ficou "muito interessado".
"É uma peça centrada no diálogo entres os atores, que aborda temas muito importantes", diz.
Segundo o diretor, o texto de Fierstein acaba tendo um caráter de "utilidade pública", por levar às pessoas temas que, apesar de comuns, ainda são delicados.
Ele revela que optou por uma encenação simples, sem personalismos -"se é que eles realmente têm de existir".
Sendo assim, os cenários, de Renato Scripilliti, e os figurinos, de Leda Senise, seguem a linha da simplicidade, "sem excessos", nas palavras de Márcio Aurélio.
(ES)

Peça: Algo em Comum
Autor: Harvey Fierstein
Direção: Márcio Aurélio
Com: Clarisse Abujamra, Petrônio Gontijo, Eliete Mejorado, Fábio Lucindo
Onde: teatro Maria Della Costa (rua Paim, 72, tel. 011/256-9115) Quando: estréia hoje, às 21h; quintas e sextas, às 21h; sábados, às 20h e às 22h; domingo, às 19h Quanto: R$ 20 e R$ 25 (sábados)

Texto Anterior: Grupo terá mais 2 peças
Próximo Texto: ASC, o shopping da Ática, abre em maio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.