São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil recebe U2 no final de janeiro

LÚCIO RIBEIRO

LÚCIO RIBEIRO; PATRICIA DECIA
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

PATRICIA DECIA
Maracanã, Rio de Janeiro, dia 28 de janeiro de 1998. Morumbi, São Paulo, dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 1998.
A gravadora (PolyGram) não confirma e os organizadores (prováveis, Water Brothers ou Dueto) desconversam.
Mas diversos sites da banda irlandesa U2 na Internet, mesmo a título de rumor, já incluem o Brasil na rota da badalada megaturnê do álbum "Pop".
E mais: as páginas que trazem todas as informações da milionária "Popmart Tour", que vai varrer o planeta neste e no próximo ano, apontam as datas e locais acima para a primeira visita do grupo de Bono Vox ao país.
A única confirmação, por enquanto, vem do Morumbi. Segundo o diretor de marketing do São Paulo Futebol Clube, Jaime Franco, o clube já recebeu um pedido de reserva do estádio para os shows da banda, em final de janeiro e início de fevereiro.
Segundo ele, o São Paulo já está em negociações com uma produtora de shows, mas ele não revela qual.
O calendário brasileiro está atrelado às três apresentações da banda em Buenos Aires, na Argentina, marcadas para os dias 2, 3 e 4 de fevereiro.
Junto com shows no Chile, anunciados durante o lançamento do disco, em Nova York, mas ainda sem data marcada, eles formam a chamada "quarta perna" da turnê, na América do Sul, que acontecerá em 98.
Aqui no Brasil, nos bastidores da gravadora PolyGram, é confirmada a vinda da banda para o país em janeiro de 98. A demora na confirmação oficial das datas, no entanto, se deve principalmente à dificuldade de encontrar patrocinadores.
Isso porque o U2 não aceita que seus shows recebam verba de empresas de cigarro ou bebidas, as principais patrocinadoras de megaeventos -como deve ser o show do grupo irlandês- no Brasil.
Então, ainda segundo a gravadora, é preciso conseguir um pool formado por vários patrocinadores menores. Daí a demora.
Também não está acertada ainda qual será a empresa que trará a banda ao país. Nesse primeiro momento, há duas empresas cotadas: a Dueto Promoções, do Rio de Janeiro, e a Water Brothers.
Jeff Neale, da Dueto, desmente rumores de que o empresa já tem tudo certo para a vinda do grupo, com patrocínio da Antarctica. "O show do U2 é muito complicado. Ainda não está nada acertado", afirmou.
Estados Unidos
A "Popmart Tour" começa no próximo dia 25, com um show em Las Vegas, nos EUA. Ainda neste ano, passa por várias cidades norte-americanas, pelo Canadá e por diversos países da Europa (leia quatro abaixo).
Empresas como a Ticket Master estão vendendo, por telefone e pela Internet, ingressos para os shows no hemisfério norte.
Por enquanto, os únicos shows com ingressos esgotados são o do dia 28 de junho, em Chicago (EUA), e o de 22 de agosto, em Londres (Inglaterra).
Os sites www.poptour97.com e www.IAEhv.nl/users/reno/u2/ trazem informações atualizadas periodicamente sobre datas, shows extras e venda de ingressos, com links para as empresas de venda de ingresso. O primeiro site citado também traz vários links para outras páginas com informações sobre a banda, como a Pop Archives.
Segundo os rumores na Internet, é possível que seja marcado um show extra em Boston (EUA), em 4 de julho, além de outra apresentação em Edimburgo, na Escócia.

Texto Anterior: Buemba! Americanos duplicam carneiro!
Próximo Texto: Abertura dos shows terá RAM e Prodigy
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.