São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partidos da Albânia concordam em realizar eleições em junho

Presidente diz que entrega o poder se for derrotado

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os partidos políticos da Albânia concordaram em realizar eleições parlamentares em 29 de junho.
A decisão é um passo importante para restaurar a ordem no país, que é o mais pobre da Europa e vive uma grave crise política desde o início do ano.
A data foi anunciada pelo ex-premiê da Áustria Franz Vranitzky em nome da OSCE (Organização para Cooperação e Segurança na Europa), após dois dias de negociações. Mas, segundo ele, divergências sobre detalhes de organização podem mudar o calendário.
A última eleição parlamentar, em maio do ano passado, é um dos motivos da crise atual, que deixou mais de 300 pessoas mortas, 700 feridas e causou uma fuga em massa da Albânia.
O presidente Sali Berisha e seu Partido Democrático venceram com 87% dos votos, num pleito acusado de fraudulento pela oposição socialista e cheio de irregularidades, segundo observadores internacionais.
O estopim do levante armado no sul do país foi a quebra do sistema de investimento conhecido com "pirâmide". Centenas de milhares de albaneses perderam todas as suas economias.
Berisha, cuja renúncia é a principal exigência dos rebeldes armados que controlam o sul do país, disse que entrega o poder se seu partido for derrotado.
Tiros
Foram ouvidos disparos de armas automáticas e duas explosões na cidade portuária de Vlorë (sul), onde começaram a chegar fuzileiros navais italianos da força de paz que vai garantir a distribuição de ajuda humanitária no país.

Texto Anterior: Guerrilha e governo do Zaire aceitam negociar, diz a ONU
Próximo Texto: Líderes antifumo contestam acordo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.