São Paulo, sábado, 19 de abril de 1997
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São Paulo ganha hoje núcleo especial de educação indígena

DA REPORTAGEM LOCAL

O Estado de São Paulo passa a ter, a partir de hoje, que é Dia do Índio, um núcleo de educação indígena formado por representantes da Secretaria da Educação, de comunidades indígenas e da Funai (Fundação Nacional do Índio).
O objetivo do núcleo, que está previsto na Constituição de 88 e na nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e já existe na maioria dos Estados, é preservar a identidade cultural do aluno indígena e assegurar seu acesso e permanência na escola em igualdade de condições em relação aos outros alunos.
Esses alunos estão distribuídos da seguinte forma: em escolas situadas em aldeias, são 169 no interior e 77 na capital; em escolas da rede estadual, são 100 alunos no interior e 11 na capital.
As escolas das aldeias indígenas só atendem alunos até a 4ª série do 1º grau. Depois eles passam para escolas regulares.
Segundo a coordenadora do núcleo, Deusdith Velloso, após estudar questões referentes à educação indígena, o núcleo poderá propor alterações curriculares, sugerir o uso de determinados materiais pedagógicos e incentivar o conhecimento da cultura indígena.
"Os alunos indígenas têm muitas coisas a trazer para a escola que estão guardadas porque ninguém os incentiva", afirma.
Segundo ela, os alunos indígenas têm muito a contribuir nas escolas, principalmente nas áreas de educação artística e música.
"Do ponto de vista quantitativo, eles são poucos, mas, se forem consideradas as raízes da cultura brasileira, existe uma história e uma identidade cultural importantes para serem resgatadas", diz.

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