São Paulo, sábado, 19 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos cobra 900% acima do custo real diz Pratini

DA REPORTAGEM LOCAL; DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As taxas cobradas em operações de embarque e desembarque de contêineres no porto de Santos chegam a ser até 900% superiores ao custo do serviço realizado.
A estimativa é de Pratini de Moraes, presidente da AEB (associação dos exportadores) e foi apresentada ontem em São Paulo, durante encontro com o ministro da Fazenda, Pedro Malan.
"Estão cobrando R$ 150 por uma operação que tem custo real de R$ 15", diz Pratini. "A diferença vai para pessoas que não estão fazendo nada", afirma.
Segundo ele, "é impossível aumentar as exportações com os custos atuais das operações no porto de Santos".
Pratini afirma que é "fundamental" uma solução rápida para o terminal da Cosipa. "O que se espera é que se cumpra a lei. A Cosipa tem o direito de contratar seus próprios empregados."
Para Antonio Kandir, ministro do Planejamento, a greve dos portuários faz parte da transição da antiga estrutura para um novo sistema. As mudanças nas relações trabalhistas nos portos, afirma, irão ajudar na redução do custo Brasil.

Colaborou a sucursal de Brasília

Texto Anterior: Ultrafértil teria navio ocupado
Próximo Texto: Feira aponta fim da recessão na Europa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.