São Paulo, sábado, 19 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gustavo Borges tenta segundo ouro

DA REPORTAGEM LOCAL; DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O nadador paulista Gustavo Borges espera repetir hoje a boa performance de quinta-feira, quando ganhou a medalha de ouro na prova dos 200 m nado livre, no Mundial de piscina curta, disputado em Gotemburgo (Suécia). Hoje, o nadador participa da prova dos 100 m nado livre.
Ontem, Borges não participou da prova de revezamento 4 x 100 estilo livre.
"O tempo de inscrição das outras equipes era muito superior ao nosso", explica Ricardo de Moura, supervisor técnico do grupo brasileiro, acrescentando que a participação de Borges nessa prova não alteraria o resultado. "Preferimos poupar o Gustavo para as outras competições."
A equipe brasileira concluiu a prova na 7ª colocação, com 7min18s42.
O quarteto australiano, formado por Michael Klim, Grant Hackett, Bill Kirby e Matthew Dunn, quebrou o recorde mundial da prova, com o tempo de 7min2s74.
O catarinense Fernando Scherer, que também apresenta boas chances, será adversário de Borges na prova dos 100m nado livre hoje.
Apesar de Borges ser o favorito -ele é o primeiro colocado no ranking da Fina (Federação Internacional de Natação) nos 100 m nado livre em piscina curta, a comissão técnica brasileira é cautelosa ao analisar suas chances.
"Os recordes mundiais batidos até o momento indicam que não existem favoritos", diz Ricardo de Moura, apontando que todas as equipes evoluíram muito. "Michael Klim, da Austrália e Yoav Bruck, de Israel, por exemplo, são adversários de peso."
Recordes
Além do recorde estabelecido pelos australianos no revezamento, a costa-riquenha Claudia Poll, 24, quebrou seu próprio recorde mundial nos 200 m estilo livre.
O novo tempo é de 1min54s17. A marca anterior -1min55s42- havia sido conquistada no mundial do Rio de Janeiro, em 95.
A alemã Sandra Voelker, que anteriormente havia ganho a prova dos 50 m estilo livre, foi desqualificada na prova dos 100 m costas.
A atleta liderou durante todo o percurso da competição e terminou 25 décimos antes da segunda colocada, a chinesa Lu Donghua.
Os fiscais da competição, porém, disseram que Voelker utilizou a técnica de nado submerso além do limite permitido de 15 metros. A chinesa Donghua foi declarada vencedora, com a marca de 9s79.

Com agências internacionais

NA TV - Globosat/Sportv, ao vivo, a partir das 14h

Texto Anterior: Para Oxford, é revanche
Próximo Texto: P. Renato, Kandir, Franco, Serra, Suplicy e Pelé
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.