São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegado propõe que jovens se alistem na polícia

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao completarem 18 anos, os homens poderiam se "alistar" nos quadros da Polícia Civil ou Militar, em vez de apenas no Exército, Marinha e Aeronáutica.
Essa é uma das idéias do policial Godofredo Bittencourt Filho, atualmente na direção da Divisão de Inteligência e Apoio Policial do Denarc.
Além da idéia do "alistamento" na polícia, ele sugere a criação de uma força unificada de segurança, que incluiria num único departamento -a ser criado- um policial civil, um militar, um rodoviário, um florestal, um promotor e uma assistente social.
"Esse núcleo de segurança teria muito mais força e agilidade para combater o tráfico", diz ele.
"Sou favorável a uma unificação das forças de segurança. Policiais civis, militares, rodoviários, florestais e federais atuando com o mesmo objetivo: combater o narcotráfico", diz Bittencourt.
O delegado também propõe que o Ministério Público mantenha um escritório em todas as delegacias especializadas para incrementar o andamento dos processos.
Bittencourt acredita que seria possível diminuir o tráfico.
"Se eu dissesse acabar com o tráfico, estaria sendo mentiroso. Diminuir é o primeiro objetivo", diz ele.
Segundo ele, já houve uma experiência de sucesso no trabalho em conjunto com o Ministério Público. "Uma ação nossa conjunta com promotores teve ótimos resultados. Fechamos uma empresa em São Paulo, uma empresa de fachada, cuja propriedade comprovadamente era de traficantes. A Justiça tomou seus bens, a partir de investigações do Denarc".
Ele afirma que os jovens que se alistam no Exército, deveriam poder se alistar nas polícias Civil e Militar.
"Se o jovem vai ficar um ano no Exército, pode ficar um ano na polícia. Ele poderia ficar dois meses na Academia de Polícia e outros dez meses na própria polícia Civil ou Militar. Isso possibilitaria a especialização do jovem em alguma área policial."

Texto Anterior: Como foi realizada a pesquisa do Denarc
Próximo Texto: Primeira folga sexual apavora mulher
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.