São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientista defende conceito

FERNANDO ROSSETTI
DE NOVA YORK

A fala de abertura do simpósio sobre raça foi a que melhor resumiu uma posição bastante comum entre os presentes: apresentou os conceitos de "dominação" e "subordinação" como substitutivos à noção de raça.
"Os grupos sociais só existem na relação de um com o outro. Nada é intrínseco a cada grupo, eles não são mais do que construções sociais", afirmou Walton Johnson, da Universidade Rutgers.
Ele defendeu que "a nossa atenção (como pesquisadores) deve se voltar mais para a relação entre os grupos do que para o que constitui cada grupo."
Daí os conceitos de dominação e subordinação. "O grupo dominante (no caso os brancos) é o ator social primário. O comportamento do grupo subordinado ocorre principalmente como reação ao do grupo dominante", disse o estudioso.
Johnson detalhou alguns aspectos desses grupos dominantes e subordinados: "Os grupos dominantes são agressivos em relação aos dominados, o que provoca uma tensão continuada."
"Nessas relações, sempre vai surgir algum tipo de lógica para justificar a dominação. Os grupos dominados são particularmente vulneráveis ao clientelismo."
(FR)

Texto Anterior: Teoria busca explicar movimento negro
Próximo Texto: Estereótipo enfraquece noção de raça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.