São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
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Jipe Pajero garante ação e conforto

Mitsubishi custa US$ 48,4 mil

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um off-road com conforto de carro de passeio e acabamento de luxo, que pode ser usado para ir a um casamento e, depois, a uma fazenda, sem causar qualquer espanto. Essa pode ser a definição do jipe Mitsubishi Pajero GLS, versão duas portas, vendido no país por US$ 48,4 mil.
Com as cinco marchas tradicionais, mais a possibilidade de ter tração 4x2 (nas rodas traseiras, como em um carro normal), 4x4 (nas quatro rodas) e 4x4 com reduzida, o Pajero oferece múltiplas possibilidades ao motorista, conforme o piso.
Na cidade, com a tração normal, o veículo garante um dirigir tranquilo e com muito silêncio. Não há problemas com buracos, lombadas e demais saliências do asfalto. O jipe ultrapassa qualquer obstáculo, sem traumas.
Aos mais apressados, o potente motor, de 150 cavalos (cv), elástico e com torque (força) de sobra, oferece uma condução esportiva.
Além da robustez, o motorista tem uma visão privilegiada do trânsito à frente, por causa da altura da carroceria.
Atrás, a visibilidade fica comprometida pelos encostos de cabeça e pelo estepe, instalado por fora da abertura do porta-malas.
Off-road
Mas é na terra e na lama que o Pajero sente-se realmente em casa. Em pisos ruins, entra em ação a alavanca da caixa de transferência (Super Select 4WD) -instalada ao lado do engate normal do câmbio-, que seleciona o tipo de tração desejada.
Além da tração integral 4x4, o motorista pode bloquear o diferencial central, para enfrentar terrenos acidentados, com bastante lama ou areia.
Com o diferencial central bloqueado, a força da tração é transmitida de maneira igual aos eixos dianteiro e traseiro (50% da força para as rodas dianteiras e 50% para as traseiras).
Isso dificulta, por exemplo, que o jipe atole -o diferencial central conectado iria liberar mais força para uma roda que gira em falso.
Quando se requer uma energia extra, para transpor obstáculos de dificuldades extremas, aciona-se a reduzida. O jipe vai, literalmente, grudar ao chão.
Equipamentos
Para facilitar a vida dos aventureiros, o Pajero tem equipamentos indispensáveis: bússola, inclinômetro e altímetro.
O inclinômetro mede o ângulo do jipe em relação ao solo, em escala longitudinal e transversal. O altímetro indica a altitude em relação ao nível do mar. A bússola, a direção do veículo, tendo-se em vista os pontos cardeais.
O Pajero oferece ainda itens de segurança e conforto (de série), como piloto automático, direção hidráulica, ar-condicionado e freios a disco.

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