São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 1997
Próximo Texto | Índice

Novo escândalo; Peixes graúdos; Imagem em jogo; Passando o mico; Passaporte cassado; Próxima batalha; Revoada anunciada; Recaída petista; Ameaça tucana; Estabilidade temporária; Sujo na praça; Acordo fechado; Cama feita; Oposição interna; Jogo de cena

Novo escândalo
Parlamentares governistas e de oposição falam em criar nova CPI no Congresso. Ela investigaria os benefícios que as montadoras de automóveis têm recebido para se instalar nos Estados. Fala-se em mamata de R$ 2 bi.

Peixes graúdos
É recheada de pesos pesados a lista de governadores que poderiam ser investigados em eventual CPI sobre incentivos fiscais para montadoras: Azeredo (MG), Britto (RS), Covas (SP) e Paulo Souto (PFL-BA).

Imagem em jogo
Um governista diz: "Tudo bem que um ou dois deputados dos 309 que aprovaram a reforma administrativa no 1º turno fiquem doentes. Quero ver é 20 darem essa desculpa". Afirma que o Planalto tem 15 parlamentares de reserva para o 2º turno.

Passando o mico
No Congresso, avalia-se que o governo vai criar mais um foco de atrito com Estados e municípios na reforma da Previdência. O projeto transfere para eles o ônus pelo fim das aposentadorias especiais de professores.

Passaporte cassado
Roberto Santos (PSDB-BA) e Antônio dos Santos (PFL-CE) cancelaram sua participação na viagem de FHC ao Canadá. O governo quer o time completo na votação dos DVSs da reforma administrativa.

Próxima batalha
O projeto de lei que extingue o imposto sindical chega esta semana ao Congresso. Arlindo Vargas (PTB-RS) e Mendonça Filho (PFL-PE) disputam a relatoria. O primeiro é o favorito.

Revoada anunciada
Além de pressionar Maluf a disputar o governo paulista em 98, os caciques pepebistas querem que ele não anuncie a decisão antes de outubro. Temem que, quando isso ocorrer, o partido sofra uma debandada de deputados de outros Estados.

Recaída petista
Presidente do PT, Zé Dirceu passou mal em reunião do partido recentemente em Brasília. Foi atendido pelo governador Buaiz (ES), que diagnosticou stress. Ele já havia tido o problema no final das eleições de 96.

Ameaça tucana
Explicação de um cacique tucano para o que chama de "nervosismo do PFL": o partido já percebeu que, quando FHC não precisar mais dos três quintos do Congresso, vai perder espaço na aliança governista.

Estabilidade temporária
Um tucano que conversou recentemente com FHC diz que o presidente não vai trocar Benito Gama (PFL) por um nome do PSDB na liderança do governo na Câmara antes de votadas todas as reformas constitucionais.

Sujo na praça
O programa do PT estadual só vai ao ar hoje porque o publicitário Ricardo Carvalho conseguiu receber antecipado. Mas o partido ainda deve a ele cerca de R$ 1 milhão pelas campanhas municipais de São Paulo e Santos.

Acordo fechado
O PSDB catarinense já procura um candidato ao Senado para 98. Para fazer dobradinha com Esperidião Amin (PPB), que disputará o governo estadual. O nome mais cotado é o do deputado estadual Francisco Kuster.

Cama feita
Cinco dos sete membros da Executiva estadual do PSDB paranaense querem a entrada de Jaime Lerner (PDT) no partido. Os tucano devem fazer um convite formal ao governador ainda esta semana. Ele vai aceitar.

Oposição interna
Deputados peemedebistas acham que o líder Geddel Lima exagera no isolamento explícito que impõe ao setores rebeldes da bancada. Argumentam que Temer passava o rolo compressor, mas mantinha as aparências.

Jogo de cena
No tucanato, ninguém acredita que seja para valer a idéia do PFL de lançar Tuma como candidato ao governo paulista em 98. Dizem que é uma manobra do PFL para vender mais caro um inevitável apoio a Covas.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do tucano Arthur Virgílo, sobre os elogios dos líderes a ACM:
- Eles já estão de salto alto. Mas é bom não esquecer que o João Pedro Stédile, apesar de inteligente, é sectário; o Gilmar Mauro está visivelmente deslumbrado, e o José Rainha Jr. consegue ser o mais inconsequente dos três.

Próximo Texto: Banheiro ocupado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.