São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 1997
Texto Anterior | Índice

FHC negocia parceria do Canadá com o Mercosul

LUCAS FIGUEIREDO
ENVIADO ESPECIAL A OTTAWA (CANADÁ)

O presidente Fernando Henrique Cardoso inicia hoje, em Ottawa, negociações com o primeiro-ministro canadense, Jean Chrétien, visando tornar o Canadá o primeiro parceiro isolado do Mercosul fora da América Latina.
O embaixador do Brasil em Ottawa, Carlos Augusto Santos Neves, confirmou ontem que FHC vai discutir com Chrétien as bases de um futuro acordo para a formação de uma zona de livre comércio entre o Canadá e o Mercosul.
Na prática, isso significaria tarifas menores de importação entre os parceiros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e o Canadá. Depois de discutir o assunto com Chrétien, FHC deverá consultar os parceiros do bloco.
A decisão do Canadá de iniciar negociações com o Mercosul, por intermédio do presidente FHC, desagrada o governo dos EUA.
O presidente dos EUA, Bill Clinton, tenta conseguir do Congresso a aprovação de acordos negociados para, dessa forma, acelerar as discussões sobre liberação comercial com o Mercosul.
No entanto, o Canadá -parceiro dos EUA no Nafta- não aceita esperar que Clinton obtenha o aval do Congresso dos EUA e informou oficialmente a Washington, na semana passada, que iria começar as negociações com o Mercosul.
FHC também discutirá a disputa com o Canadá na área de aviação. Ele deverá propor trégua ao país, que se queixou do Brasil na Organização Mundial do Comércio.

Texto Anterior: Pequenos travam batalha para sobreviver
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.