São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mesa e cadeira adequadas fazem a diferença na hora do estudo

CRISTIANE YAMAZATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma mesa e uma cadeira adequadas podem fazer a diferença na hora de se enfiar nos meio dos livros. Há até uma ciência especializada em estudar soluções para as pessoas desenvolverem suas atividades com mais conforto e eficiência. Trata-se da ergonomia.
"A primeira coisa a observar é se os pés estão encostando o chão", diz a professora de ergonomia Raquel Casarotto, 38, do curso de fisioterapia da USP. Vale fazer adaptações, como colocar um tijolo ou uma lista telefônica, por exemplo, para apoiar os pés.
Mas se o problema for o oposto, a cadeira é muito baixa e seus joelhos ficam muito dobrados e próximos do peito, das duas uma: é preciso regular a cadeira, puxando para cima, ou trocar o mobiliário.
E por falar nele, saiba que o ângulo entre o assento e o encosto deve ser de mais ou menos 100°, 105°. Além disso, o encosto da cadeira deve ser vazado e revestido, de modo que ele apóie a região lombar.
"Muitas pessoas pensam que o certo é deixar a coluna em ângulo reto, o que é desconfortável e cansativo", diz a especialista.
Mais um detalhe: a borda da cadeira deve ser arredondada para não comprimir a parte posterior do joelho.
Altura e textura Já a altura da mesa deve ser a altura do cotovelo dobrado em 90°, quando você estiver sentado, acrescida de 4 a 10 centímetros. "Essa medida impede que a pessoa incline muito o tronco e o pescoço para frente."
A textura é também um aspecto importante que deve ser levado em consideração. A mesa não deve ser lisa demais e nem rugosa. Quanto à cor, ela deve ser opaca para não refletir a luz.
Mexa-se Por fim, Raquel recomenda que a cada uma hora você levante e dê uma pequena caminhada para não sobrecarregar a coluna lombar e para ativar a circulação.
"Faça também exercícios do tipo espreguiçar, levantar os braços, girar o ombro para frente e para trás para relaxar o pescoço e os braços", afirma.
Se a sua mesa de trabalho está de frente para a janela, e você precisa estudar na hora em que o sol incide sobre ela, o jeito é improvisar um anteparo como, por exemplo, uma persiana ou uma cortina para evitar o ofuscamento, informa a especialista.
Por outro lado, quando a pessoa senta de costas para a janela, dependendo da hora, ela pode fazer sombra na mesa. Nesse caso, você deve apelar para uma luminária ou um abajur.
"Pode parecer óbvio, mas é importante lembrar que a luminária não pode estar voltada para o olho, e sim para a mesa", ressalta Raquel Casarotto.

Texto Anterior: Patricia Pillar conta que em breve estará nos cinemas
Próximo Texto: A volta dos embalos de sábado à noite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.