São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 1997
Texto Anterior | Índice

Anabolizante sem orientação médica pode ser grande roubada

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 16, meço 1,83 m e peso só 58 kg. Faço tudo para adquirir mais peso e não consigo. Um amigo me aconselhou a tomar um anabolizante importado e fazer musculação. Meus pais falaram que o uso de anabolizantes é proibido. É verdade? O que devo fazer?"

resposta
Algumas pessoas têm maior dificuldade para ganhar peso. Mas isso não significa que elas devam usar hormônios indicados pelos amigos para engordar!
Muita gente é magra por característica genética. Ou seja, não adianta querer forçar muito porque existe um limite natural.
Uma dieta adequada (preparada por nutricionista) e um bom treino físico -que aumente a massa muscular- ajudam a ganhar peso.
Uma pessoa com dificuldade para ganhar peso pode ter um problema de saúde. Mas isso é mais raro. Erros nos hormônios (como um excesso de hormônios da glândula tireóide) ou uma infecção crônica (como a tuberculose) podem impedir o ganho de peso. Mas, na maior parte das vezes, existem outros sintomas que dão pistas da doença. Em todo caso, se você acha que tem algum problema de saúde, cheque com seu médico essa hipótese.
E, para terminar, nada de tratamentos com hormônios anabolizantes sem consultar o médico. Esse tipo de remédio, vendido irregularmente em muitas farmácias, pode trazer riscos se for usado de forma inadequada. Atrofia dos testículos, interrupção do processo de maturidade sexual e até câncer de fígado estão na lista. Portanto, caia fora!

Texto Anterior: FGV já está com as inscrições abertas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.