São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 1997
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Computador acelera seguro de carro

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O aumento da concorrência entre as concessionárias de veículos está fazendo com que elas procurem diferenciais para atrair e manter novos clientes.
Entre esses diferenciais está o uso da informática para agilizar a prestação de serviços, como fazer o seguro do carro valer a partir do momento em que é comprado.
Com esse objetivo, a Abradif (Associação Brasileira dos Distribuidores Ford) fechou recentemente um programa informatizado de seguro específico para a rede Ford com a Indiana Seguros.
O programa, chamado Sedif (Seguro dos Distribuidores Ford), deve chegar a 400 distribuidores de veículos associados à Abradif.
Até o final do ano, os distribuidores estarão recebendo da Indiana uma estação de trabalho composta de um computador Pentium de 133 MHz com placa de digitalização de vídeo, ligados, juntamente com uma conexão de 64 Kbps, aos computadores servidores da seguradora.
Essas máquinas, com software especial, servirão para automatizar todo o processo de emissão de apólices de seguro e liquidações de sinistro.
Produtividade
"O Sedif permite um ganho de produtividade brutal na emissão de apólices", diz Reinaldo D'Errico, gerente de tecnologia da informação da Indiana.
Segundo ele, hoje um cliente interessado em fazer um seguro vai até a concessionária, pede uma cotação de seu veículo, que depois é enviada para a seguradora, onde as informações são checadas. Depois, a seguradora envia a apólice pelo correio, em um processo que demora cerca de duas semanas.
"Com o Sedif, conseguimos emitir uma apólice em quatro minutos", diz D'Errico.
Toda essa agilidade se deve à automação do processo de aprovação da apólice.
Caso não haja nada irregular na proposta emitida pela concessionária (como um carro fora de linha ou com mais de dez anos de uso), a proposta é aceita automaticamente pelo Sedif, e a apólice é impressa imediatamente na própria concessionária, junto com o carnê de pagamento e uma etiqueta com código de barras.
Sinistro
O sistema também automatizou outra questão dramática relacionada ao seguro de automóveis: a autorização de conserto em carros que sofreram acidentes.
Assim que o veículo chega à oficina, ele é filmado com uma câmera de vídeo. Essas imagens são, então, selecionadas em um software específico, o "ImageMate 4", da americana Mitchell, que as comprime em um formato criptografado e as envia para a seguradora.
O "ImageMate" permite que o técnico da oficina faça observações nas próprias imagens, chamando a atenção para detalhes e enviando suas considerações para a central de sinistros, na Indiana.
A central avalia e dá a resposta no ato para que a oficina do distribuidor Ford inicie os reparos.
"A liberação do carro para conserto, um processo que demorava de dois a três dias, agora é feita no mesmo dia", diz D'Errico.

Onde saber mais - Indiana Seguros: (011) 248-3867

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