São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Quadros interpretam apóstolos
DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES" O cenáculo de San Marco (1482), no Museo di San Marco, e o cenáculo de Foligno, de Perugino, no Conservatorio di Foligno, ficam próximos um do outro.O primeiro fica na piazza San Marco, o outro perto da estação de trem. Os dois possuem jardins: o de Ghirlandaio é tipicamente toscano, cheio de árvores frutíferas, enquanto o de Perugino usa as árvores azuis da sua Umbria nativa. Essas são as Santas Ceias mais elegantes, mas não há drama ou excitação. Todas as figuras são sóbrias, inteligentes e humanistas. A Santa Ceia mais famosa depois da de Da Vinci é a de Andrea del Sarto, pintada em 1519 para a tranquila abadia Vallombrosana, em San Salvi, a uma pequena viagem de ônibus do centro. Sutileza Os apóstolos são pintados como homens reais, que reagem com emoções de incredulidade, alarme, ódio e decepção -até João está acordado. As cores da pintura e da sala combinam bem: os vermelhos, marrons e amarelos da Santa Ceia misturam-se harmoniosamente com o chão de terracota encerrado e o creme do teto abobadado. O impressionante aqui, no entanto, é o movimento do conjunto, que pode ser tão sutil como o ondular de uma toalha ou tão excitante quanto a forma como cada mão e cada ombro apontam para o pão que Jesus está por consagrar. Texto Anterior: Santa Ceia revela renascimento florentino Próximo Texto: PACOTES Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |