São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Próximo Texto | Índice

Autofagia eterna; Rede de intrigas; Polêmicas desnecessárias; Brasil real; Alguém vai lucrar; Jogando na confusão; Rédea curta; Saída antiga; Cobrança empresarial; Queimação interna; Último ato; Super-homem; Causa improvável; Maluquice incômoda; Provocação sutil

Autofagia eterna
Senadores do PMDB vão exigir hoje uma rápida definição de Jader Barbalho (PA) sobre o Ministério do Desenvolvimento Regional. Temem que a demora exponha o próprio líder e aumente a radicalização interna.

Rede de intrigas
O maior temor de setores do PMDB é que o líder Jader Barbalho (PA), desgastado com as notícias de veto a seu nome, decida indicar um nome para a Justiça, melando a criação de um novo ministério para o partido.

Polêmicas desnecessárias
Um grupo próximo a FHC está preocupado com o que chama de superexposição do presidente na mídia. Avalia que ele tem falado muito. Achou errado, por exemplo, FHC chamar de "surfistas" os oposicionistas que foram à marcha dos sem-terra.

Brasil real
Teve clima de velório o embarque de FHC ontem para o Canadá. A viagem acontece em momento muito ruim para o governo, que acaba de enfrentar um protesto dos sem-terra e de ver um índio ser vítima de barbárie.

Alguém vai lucrar
O governo não sabe como manter a quebra da estabilidade na reforma administrativa. Um grupo fala em negociar critérios de demissão com a oposição. Outro quer sentir melhor a insatisfação com o fim do extrateto.

Jogando na confusão
Comissão da CUT distribui pelo país cartazes em que acusa todos os 309 deputados que aprovaram a reforma administrativa em 1º turno de defensores do fracassado extrateto de R$ 21,6 mil.

Rédea curta
Na conversa com os sem-terra, FHC efetivamente propôs a formação de uma comissão para estudar as propostas do MST. Vetou apenas a presença dos partidos políticos: "Porque, aí, daria outro caráter", afirmou.

Saída antiga
A proposta de FHC aos sem-terra de criar uma comissão para tratar de reforma agrária virou piada em Brasília. Políticos lembram que Jânio e Magalhães Pinto recomendavam o expediente quando queriam empurrar um assunto com a barriga.

Cobrança empresarial
O PNBE leva ao vice Marco Maciel, dia 9 de maio, uma pesquisa sobre as regras que prejudicam empresários brasileiros no exterior. Exemplo: nos EUA, empresas locais têm 10 pontos de vantagem nas licitações.

Queimação interna
Lula causa mal-estar entre os defensores da candidatura presidencial de Tarso Genro ao falar que só concorre em 98 se o PT lhe der aliança com chance real de chegar ao Planalto. Pois dá a entender que, se desistir, restará a TG somente ir para o sacrifício.

Último ato
Sexta é o Dia D da oposição à venda da Vale. Todas as fichas serão jogadas em uma manifestação em Belo Horizonte (MG). O prefeito Célio de Castro (PSB) prometeu apoio total ao evento

Super-homem
Sonhando com o Planalto, auxiliares de Itamar têm incentivado o ex-presidente a se mostrar como um FHC melhorado. Deve dizer que faria tudo de bom que FHC fez. E que não faria nada do que o atual governo fez de ruim.

Causa improvável
O líder do PT no Senado, José Eduardo Dutra (SE), joga hoje a última cartada para tentar criar a CPI da Vale: pedir que o PMDB, coerente com o programa que exibiu anteontem na tevê, dê as assinaturas que faltam. Duas.

Maluquice incômoda
De Arthur Virgílio (PSDB), sobre o que julga indefinição de Cesar Maia (PFL) em se aliar ao tucanos fluminenses em 1998: "Ele faz loucuras para que pensem que ele finge ser louco. Na realidade, ele é louco mesmo".

Provocação sutil
A sede do PFL paulista está se mudando para a rua Minas Gerais, em São Paulo. Cláudio Lembo ironiza: "É um agrado ao Aécio Neves", mineiro e líder tucano na Câmara, que é rival do colega Inocêncio Oliveira (PFL).

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De José Genoino (PT-SP), sobre o MST pretender comandar a oposição:
- A direita está morrendo de rir. É um erro histórico. Já aconteceu uma vez, com as ligas camponesas na década de 60. A ideologização da reforma agrária só fará isolar o movimento.

Próximo Texto: Movimento dos sem-poder
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.