São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo pode atrapalhar eleição

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

A polícia de Londres está se preparando para conter uma eventual tentativa do IRA de atrapalhar a eleição de 1º de maio.
David Veness, chefe do grupo da Polícia Metropolitana responsável pelo combate ao terrorismo, admitiu que, diante da atividade recente do IRA, garantir condições de segurança para a realização do pleito será um desafio.
Ele afirmou, porém, que as autoridades têm "total confiança em relação à manutenção do processo democrático, especialmente a votação de 1º de maio".
Veness disse que a polícia já tem planos para combater eventuais ameaças terroristas durante o pleito, mas não quis dar detalhes.
Segundo ele, as autoridades têm de estar prontas para todos os tipos de ações, desde ameaças falsas, como as recebidas ontem, até grandes atentados a bomba e assassinatos políticos.
"Não podemos esquecer os danos e assassinatos ocorridos em nossas cidades desde os anos 70. O IRA pode retornar a qualquer momento ao padrão de explosões de grande escala", afirmou Veness.
Suspeita-se que o grupo terrorista esteja planejando matar alguma figura política de destaque antes das eleições. Os alvos preferenciais seriam parlamentares do Partido Conservador, do governo.
As negociações de paz com o governo estão paralisadas desde fevereiro do ano passado, quando uma explosão nas docas de Londres encerrou 17 meses de trégua. Duas pessoas morreram.
(PHB)

Texto Anterior: IRA paralisa centro e oeste de Londres
Próximo Texto: Primeiro grupo de militares chineses chega a Hong Kong
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.