São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo processa Le Pen por racismo

New Yorker
de Nova York

DO "NEW YORKER"

O líder da extrema direita francesa, Jean-Marie le Pen, está sendo processado por dizer à revista que as câmaras de gás nazistas não tinham relação com o anti-semitismo e foram "mero detalhe" da Segunda Guerra.
Le Pen é processado pelo Movimento Contra o Racismo por incitamento ao ódio racial.
Le Pen, em entrevista à "New Yorker" reiterou posições sobre o Holocausto. "Se você pega um livro sobre a Segunda Guerra de mil páginas, você terá quatro páginas sobre deportação (para campos de concentração) e seis linhas sobre câmaras de gás", disse o político.
"Condenamos essa nova provocação e esperamos que a Justiça francesa vá iniciar ação legal", disse Henri Hadjemberg, presidente do Conselho Francês de Instituições Judaicas.
Ele também criticou a comparação que Le Pen fez entre Hitler e o premiê israelense Binyamin Netanyahu. "Se a ideologia nacionalista e patriótica é a base do nazismo, então, Netanyahu é um super-Hitler", disse Le Pen.

Texto Anterior: Saiba como é a escolha dos parlamentares
Próximo Texto: Iraque anuncia vôos com helicópteros à Arábia Saudita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.