São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição apela para acusar Netanyahu

Três recursos chegam à Suprema

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Deputados da oposição israelense e uma associação civil que luta contra a corrupção entraram com pedidos perante a Suprema Corte exigindo a acusação formal do premiê Binyamin Netanyahu.
Os três pedidos foram apresentados pelos deputados Yossi Sarid, do Meretz, e Yossi Beilin, do Partido Trabalhista, e por uma associação não identificada.
Segundo Sarid, "o governo perdeu sua moral". Os trabalhistas exigem a renúncia de Netanyahu.
Anteontem, a Procuradoria Geral, após dizer que havia "reais suspeitas" contra "Bibi" Netanyahu, optou por não denunciar o premiê por participação em tráfico de influência. A acusação havia sido aconselhado pela polícia.
Netanyahu é acusado de nomear para o cargo de procurador-geral Roni Bar-On em troca do apoio do partido religioso Shas para a retirada israelense de Hebron.
O líder do Shas, Aryeh Deri, que já estava sendo processado por corrupção e foi o único acusado anteontem, seria ajudado por Bar-On, seu amigo.
A decisão da Suprema Corte deve sair apenas após as festas da Páscoa judia, iniciadas ontem. Especialistas em direito, porém, disseram ser difícil que a corte reverta a decisão da procuradoria e determine a denúncia contra o premiê.
Palestinos
Os palestinos e a comunidade internacional dizem que o Bibigate é um assunto interno de Israel.
Ontem, porém, Saeb Erekat, negociador árabe no processo de paz, disse que Netanyahu não deve perseguir palestinos para desviar as atenções de seus problemas.
O processo de paz no Oriente Médio está paralisado desde o início da construção de casas para israelenses em Jerusalém oriental, área reivindicada pelos palestinos.
Conflitos entre manifestantes palestinos e policiais israelenses têm sido frequentes. Ontem, cinco palestinos ficaram feridos, um deles gravemente, após choque com policiais israelenses em Sourif, aldeia próxima a Hebron.

Texto Anterior: Iraque anuncia vôos com helicópteros à Arábia Saudita
Próximo Texto: Morre o paraguaio Andrés Rodríguez, 73
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.