São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste oral de Aids elimina risco na coleta do sangue

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um novo teste de Aids é capaz de eliminar os riscos de coleta e transporte de sangue, existentes nos exames tradicionais.
Chamado "Orasure", o aparelho usa um pedaço de plástico num palito para colher amostras de fluidos nas gengigas e na mucosa da boca, onde há alta concentração de anticorpos contra o HIV.
Segundo estudos preliminares divulgados na revista da Associação Médica Americana ("Jama"), o teste teve uma eficiência de 99,9%, em 3.600 casos.
O aparelho está sendo usado na Califórnia, Michigan, New Hampshire, Oregon, Texas e em clínicas de Nova York e Washington. O fabricante é o laboratório SmithKline Beecham.
O teste oral é mais simples, e funcionários podem realizar os exames em qualquer local após um rápido treinamento.
Pessoal não especializado também está apto, após o treinamento, a fazer o teste, levando posteriormente o material para análise em departamentos de saúde.
Outra vantagem é que esse teste é menos intimidador para os pacientes que têm medo de agulhas hipodérmicas.

Texto Anterior: Morre o paraguaio Andrés Rodríguez, 73
Próximo Texto: Novo primeiro-ministro da Índia toma posse; Tropa chinesa chega ao Zaire, diz rebelde; Diretor é suspenso por brincadeira de alunos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.